Ética na formação do educando:
A concepção de ética a partir do olhar do jovem
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3973Resumo
Este estudo tem como ponto de partida a concepção do jovem educando em relação aos valores éticos que recebe e compreende no processo educacional. Procura identificar quais valores as escolas devem (re)construir para que possam "concorrer" com a realidade extra-escolar. Surge na intenção de sugerir caminhos para que o adolescente construa sua identidade em meio à crise de valores éticos que a sociedade globalizada vem sofrendo.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. História oral: a experiência do Cpdoc. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, 1989.
APPLE, M.. O Currículo oculto e a natureza do conflito. In: ________. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.126-157.
BRASIL. Lei n° 9.394 de 20-12-96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 1996.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. -Brasília : MEC/SEF, 1998.
CUNHA, L. A.. "Os parâmetros curriculares para o ensino fundamental: convívio social e ética". In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo, 1996. n. 99. p.60-72.
FLECHA, R. e Iolanda Tortajada. Desafios e saídas educativas na entrada do século. In: IMBERNÓN, F. (org.) A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre : Artes Médicas Sul, 2000.
HERMANN, N. Pluralidade e ética em educação. Rio de Janeiro : DP&A editora, 2001.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Trad. Francisco C. Fontanella. Piracicaba: Unimep, 1996.
SUBIRATS, M. A educação do século XXI: a urgência de uma educação moral. In: IMBERNÓN, F. (org.) A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre : Artes Médicas Sul, 2000.