O USO DOS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS E SUA RELAÇÃO COM O DISPOSITIVO FOUCAUTIANO

Autores/as

  • Ana Josiane Sutil Miranda
  • Carina Merkle Lingnau

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35122

Palabras clave:

Discurso, Foucault, UTFPR, Iniciação Científica, Metodologias Ativas

Resumen

O mundo contemporâneo educacional está conectado a uma forma de ensino mais adequado às necessidades de nossa época, as chamadas metodologias ativas. Essas metodologias muitas vezes são intermediadas por dispositivos eletrônicos, tão comuns no dia-a-dia dos acadêmicos. Nesse trabalho buscamos analisar a relação entre os dispositivos eletrônicos presentes no uso das metodologias ativas e o dispositivo foucaultiano. Como base teórica nos amparamos em Foucault (2008, 2014a, 2014b), Gregolin, Moran, entre outros. Percebemos nos resultados que no portal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) são apresentadas notícias que funcionam como dispositivos foucaultianos sobre o uso de dispositivos eletrônicos como forma de instigar os alunos a serem mediados pelo conhecimento ativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Josiane Sutil Miranda

Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). Professora de dança no município de Francisco Beltrão.

Carina Merkle Lingnau

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente orienta alunos de iniciação científica.

Citas

BAUER, Martin. W; GASKEL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático I tradução de Pedrinho A. Guareschi.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

COLUNAS TORTAS, O que é discurso? Uma abordagem Foucaultiana. Disponível em: https://colunastortas.com.br/o-que-e-discurso/. Acesso em 16 jul. 2019.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Org e trad. Roberto Machado. 25ª.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2008.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber: Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 8ª.ed ”“ Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a.

FOUCAUT, Michel. Vigiar e punir. 20ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 2014b.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do Discurso com Michel Foucault | Ep. 02 Os Dispositivos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IpMURaG9hYc. Acesso em 16 jul. 2019.

MORAN, José, Desafios na implementação do Projeto de Vida na Educação Básica e Superior. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2019/06/Desafios_Vida1.pdf. Acesso em 16 jul. 2019.

MORAN, José. Metodologias ativas: alguns questionamentos. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias.pdf.> Acesso em 16 jul. 2019.

PORTAL UTFPR. Sobre a UTFPR. Disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/institucional/sobre-a-utfpr-1. Acesso em 17 Ago. 2019

THOMPSON, Pat. O que é discurso? Uma abordagem Foucaultiana. https://colunastortas.com.br/o-que-e-discurso/. Acesso em: 24 maio de 2019

Publicado

2020-11-11

Cómo citar

Miranda, A. J. S. ., & Lingnau, C. M. . (2020). O USO DOS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS E SUA RELAÇÃO COM O DISPOSITIVO FOUCAUTIANO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(32/33), 201–205. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35122

Número

Sección

Relatos de Experiência