SPINOZA:

POR UMA OUTRA FILOSOFIA POLÍTICA EM SALA DE AULA

Authors

  • Robert Lee Segal Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4909

Keywords:

Filosofia, Educação, Filosofia política, Filosofia na sala de aula, Spinoza

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão, em sala de aula, especificamente, sobre o pensamento político de Spinoza, confrontando-o às ideias de Hobbes, Locke e Rousseau, a partir de textos filosóficos e livros didáticos de filosofia para o ensino médio, incluídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Robert Lee Segal, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

References

ALTHUSSER, Louis. Sobre Spinoza. In: ______. Posições I. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978, p. 102-110.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 5. Ed. São Paulo: Moderna, 2013.

______. Filosofando: introdução à filosofia. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2009.

BODIN, Jean. Os seis livros da república. Livro primeiro. [Trad.] José Ignacio Mendes Coelho Neto. São Paulo: Ãcone, 2011.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015, filosofia, ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014. Disponível em http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/5940-guia-pnld-2015. Acesso em 15/04/2016.

______. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada a 05/10/1988 e publicada no DOU 191-A, p. 1-32. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/DOUconstituicao88.pdf. Acesso em 05/05/2016.

CHAUÃ, Marilena. Iniciação à filosofia. 2. Ed. São Paulo: Ática, 2013.

______. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

______. Política em Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

______. A nervura do real. Volume 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

______. Espinosa: a filosofia da liberdade. São Paulo: Moderna, 1995. Coleção Logos.

COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de filosofia. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2013.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. [Trad.] Daniel Lins; Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

DESCARTES, René. Meditações metafísicas. [Trad.] Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

ESPINOSA, Baruch de. Ética. [Trad.] Grupo de Estudos Espinosanos. São Paulo: EdUSP, 2015.

______. Tratado político. [Trad.] Diogo Pires Aurélio. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

GLEIZER, Marcos André. Espinosa & a afetividade humana. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. Coleção Passo-a-Passo, 53.

HOBBES, Thomas. Leviatã, ou a matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. [Trad.] Rosina D’Angina. 3. Ed. São Paulo: Ãcone, 2008.

______. Do cidadão. [Trad.] Renato Janine Ribeiro. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos: ensaio sobre a origem os limites e os fins verdadeiros do governo civil. [Trad.] Magda Lopes; Marisa Lobo da Costa. 3. Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. [Trad.] Luiz A. de Araújo. Rio de Janeiro: Penguin; Companhia das Letras, 2010.

MÉCHOULAN, Henry. Dinheiro & liberdade: Amsterdam no tempo de Spinoza. [Trad.] Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. Oeuvres. Vol. 2. [De.] Jean Lacoste; Jacques Le Rider. Paris: Robert Laffont, 1993. Collection Bouquin.

PLATÃO. Fédon. [Trad.] Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2011.

RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009. Coleção Formação de Professores.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social: princípios do direito político. [Trad.] Antonio de Pádua Danesi. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SPINOZA, Baruch. Tratado teológico-político. In: GUINSBURG, J.; CUNHA, Newton; ROMANO, Roberto (Org.). Obra completa III. [Trad.] J. Guinsburg; Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva, 2014.

______. Correspondência completa e vida. [Org.] GUINSBURG, J.; CUNHA, Newton; ROMANO, Roberto. Obra completa II. [Trad.] J. Guinsburg; Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva, 2014b.

______. Ética. [Trad.] Tomaz Tadeu. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

How to Cite

Lee Segal, R. (2017). SPINOZA:: POR UMA OUTRA FILOSOFIA POLÍTICA EM SALA DE AULA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (28), 120–140. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4909