AS IDEIAS DE GASTON BACHELARD E DE LUDWIK FLECK:
POR UMA CONVERGÊNCIA EPISTEMOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4634Keywords:
Educação, Filosofia, Filosofia da Educação, Epistemologia, Bachelard, Fleck, CiênciasAbstract
Este ensaio tem a intenção de trazer uma discussão sobre os pressupostos epistemológicos de Bachelard e Fleck, dois referenciais teóricos hoje muito utilizados em teses e pesquisas em Educação, Filosofia e Ensino. Estaremos argumentando que as duas referências têm interessantes convergências epistemológicas e que podem ser potencialmente úteis para pensar a educação científica.
Downloads
References
BACHELARD, Gaston. Idealismo Discursivo. In: Estudos. p. 77-86. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
BACHELARD, Gaston. O Novo Espírito Científico. São Paulo: Abril Cultural, 1978a.
BACHELARD, Gaston. A Filosofia do Não: Filosofia do Novo Espírito Científico. São Paulo: Abril Cultural, 1978b.
BACHELARD, Gaston. ORacionalismoAplicado. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977. 242p.
BACHELARD, Gaston. A Psicanálise do Fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1994.. 171p.
BACHELARD, Gaston. A Epistemologia. Lisboa: Edições 70, sem data.
DELIZOICOV, Demétrio. Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Huma-nas Aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, p. 145-175, ago, 2004.
FELÃCIO, Vera Lúcia G. Aimaginaçãosimbólica nos quatro elementos bachelardi-anos. São Paulo: EDUSP, 1994, 144p.
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. 205p.
FLOR,CristhianeCunha. A História da Síntese de Elementos Transurânicos e Ex-tensão da Tabela Periódica Numa Perspectiva Fleckiana. Química Nova na Escola, v. 31, N. 4, NOV. 2009, p. 246-250.
HESSEN, Johannes. TeoriadoConhecimento. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 177p.
KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. 3ª ed. São Paulo: ed. Perspectiva, 1990. 257p.
LECHTE, John. Cinqüenta pensadores contemporâneos essenciais: do estrutura-lismo à pós-modernidade. 5ª ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010. 278p.
PFUETZENREITER, Márcia Regina. Epistemologia de Ludwik Fleck como referen-cial para a pesquisa nas ciências aplicadas. Episteme, n. 16, p. 111-135, 2003.
QUEIRÓS, Wellington Pereira; NARDI, Roberto. Um panorama da epistemologia de Ludwik Fleck na pesquisa em ensino de ciências. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Curitiba, 2008.
SLONGO, Ione Inês Pinsson; DELIZOICOV, Demétrio. Teses e Dissertações em Ensino de Biologia: uma análise histórico-epistemológica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 2, p. 275-296, 2010.
SOUZA, Ila Maria S. Os fundamentos antrofilosóficos da epistemologia de Gaston Bachelard. Tese (Doutorado em Filosofia) -Faculdade de Filosofia. Universidade de Santiago de Compostela, 2007.
SCHWALM, Mágada Tessmann; FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira; CERETTA, Luciane Bisognin. A formação de conceitos dos estudantes de graduação em en-fermagem: um diálogo entre a perspectiva histórico-cultural e o coletivo de pensa-mento. VIDYA, v. 27, n. 2, p. 65-76, jul./dez., 2007.
ZANETIC, João. Literatura e Cultura Científica. In: Linguagens, Leituras e Ensino de Ciências. p. 11-36. Maria José P. M. de Almeida e Henrique César da Silva (Orgs.). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1998.