A EDUCAÇÃO NO CAPÍTULO 9 DO APÊNDICE DA ÉTICA IV DE ESPINOSA

Authors

  • Fernando Bonadia de Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4448

Keywords:

Filosofia da Educação, Bento de Espinosa (1632-1677), Educação racionalista, Ética, Filosofia da Educação Moderna

Abstract

No capítulo 9 do apêndice da parte IV da Ética Espinosa afirma que os homens conduzidos pela razão dão elevada demonstração de engenho e arte quando se esforçam por educar os demais para que vivam também sob o império da própria razão. O objetivo desse artigo é interpretar esse capítulo, apresentando as relações que ele estabelece com o conjunto das obras espinosanas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CHAUÃ, M. A nervura do real I. São Paulo: Companhia das Letras, 1999a.

__________. Engenho e arte: estrutura literária do Tratado da Emenda do Intelecto de Espinosa. In: ÉVORA, F. & CHAUÃ, M. (orgs). Figuras do racional ismo. Campinas-SP: ANPOF, 1999b. (Conferências ANPOF).

DELBOS, V. O espinosismo. São Paulo: Discurso, 2002. Tradução: Homero Santiago.

GLEIZER, M. Verdade e Certeza em Espinosa. Porto Alegre: LP&M, 1999.

ESPINOSA, B. Carta 48.Trilhas Filosóficas. Caicó-RN , nº 1, jan/jun2008, pp. 113-114. Tradução: Fernando Bonadia de Oliveira.

ESPINOSA, B. Tratado da Reforma da Inteligência. São Paulo: Martins Fontes, 2004. Tradução: Lívio Teixeira.

ESPINOSA, B. Tratado Político. São Paulo: Martins Fontes, 2009. Tradução: Diogo Pires Aurélio. LLOYD, G. Spinoza and the Education of the Imagination. In: RORTY, A. (org) Philosophers on Education. London/New York: Routledge, 1998.

MERÇON, J.Aprendizado Afetivo, Moral e Educação. Uma leitura Spinozana.2007. T ese (Doutorado)-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2007.

MEYER, L. Ao Sincero Leitor. Revista Conatus. Fortaleza-CE. Volume I, Número 1, julho de 2007, p. 107-110. Tradução: Homero Santiago.

MOREAU, J. Espinosa e o Espinosismo. Lisboa: edições 70, s/d. Tradução: Lurdes Jacob e Jorge Ramalho.

NOGUEIRA, D. Um sentimento da infância em Spinoza. Revista Conatus. Fortaleza-CE. Volume 3, Número 6, dezembro de 2009, p. 27-31.

OLIVEIRA, F. Educação em Descartes: que educação racionalista é essa? Aprender ”“Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. Vitória da Conquista: UESB, ano IV, nº 6, 2006, pp. 55-78.

____________. O lugar da educação na filosofia de Espinosa.2008. Dissertação (Mestrado) -Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008a. Disponível em: <http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000437153>.

____________. Por que Espinosa recusou o convite para ser professor de Filosofia em Heidelberg?. Trilhas Filosóficas.Caicó-RN, nº 1, jan/jun 2008b, pp. 101-112.

____________. Espinosa e a liberdade de ensinar. Pro-posições.Campinas-SP, vol. 21, nº 1 (61), jan./abr. 2010.

SANTIAGO, H. Espinosa e o Cartesianismo: o estabelecimento da ordem nos Princípios da Filosofia Cartesiana. São Paulo: Humanitas, 2004 (Estudos Seiscentistas).

SPINOZA, Opera. Im Augrag der Heidelberger Akademie der Wissenschaften herausgegeben von Carl Gebhardt. Heidelberg, C. Winter, 1925; 2: Auflage 1972, 4 v.

________. Ética. Belo Horizonte-MG: Autêntica, 2008. Tradução: Tomaz Tadeu. VITA, L. Baruch de Espinosa. Revista Brasileira de Filosofia, Volume IX, Fasc. 2, abril/junho de 1959.

How to Cite

Oliveira, F. B. de. (2012). A EDUCAÇÃO NO CAPÍTULO 9 DO APÊNDICE DA ÉTICA IV DE ESPINOSA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (17), 14–37. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4448