A vivência como princípio metodológico do filosofar com crianças

Authors

  • Sérgio A. Sardi

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3899

Keywords:

Filosofia, Educação, Ensino de filosofia, Filosofar, Vivência, Linguagem, Perguntar, Dialogar

Abstract

Ao considerarmos a conexão entre a vivência e o filosofar estabelecemos um ponto de partida espontâneo, relativo a uma determinada atitude, expressa na transposição a uma significação mais abrangente às nossas questões, ao serem estas existencialmente assumidas. Observamos, com isso, que o filosofar estabelece uma inter-relação produtiva entre o silêncio de eventos interiores, relativamente idiossincráticos, aos quais denominamos vivências, e as exigências de clarificação, ordenação e rigor, dentre outras, no âmbito lógico-lingüístico, por uma infinita aproximação entre estes dois pólos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos. Campinas/SP: Papirus, 1998.

ARISTÓTELES. Metafísica. Madrid: Gredos, 1970.

BERGSON, H. A Intuição Filosófica. Lisboa: Ed. Colibri, 1994.

BORNHEIM, Gerd A.. Introdução ao filosofar. RJ: Globo, 1969.

KOHAN, W. et alii. Filosofia para crianças. Vols. I, II, III, IV, V e VI. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.

LIPMAN, Mathew. A Filosofia vai à escola. SP: Summus editorial, 1990 (2. ed.).

_____O pensar na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

_____Natasha -diálogos vygotskianos. POA: Artes Médicas, 1997.

LUSKOW, Abrão. Introdução à Filosofia -Educação para o pensar. Florianópolis: Edição do autor, 2000.

MATURANA, H. Emociones y Lenguage en Educación y política. Santiago: Dolmen, 1997, p.11-37.

PLATÃO. O Sofista e Teeteto. In: CORNFORD, F. M. La teoria platônica del conocimiento. Barcelona/B. Aires: Paidos, 1983.

_____Oeuvres Complétes. Paris: Ed. Guillaume Budé, 1952.

RATHS, L. E. Ensinar a pensar. São Paulo: E.P.U., 1977.

SARDI, Sérgio A. Da Dialética do Admirar e do Perguntar.Veritas, POA, v. 42, no4, Dezembro 1997, p. 931-936.

_____Filosofar com Crianças. Veritas, POA, v.43, no 1, Março 1998, p. 185-192.

_____Para Filosofar com Crianças. Veritas, POA, v.43, no 2, Junho 1998, p. 413-418. Caderno Linhas Críticas, Brasília, UnB/Faculdade de educação, nos 5 e 6, julho 1998, p. 31-37.

_____ Partilhando a Admiração. In: KOHAN, W. & LEAL, B. Filosofia para crianças em debate. Vol. IV. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999, p. 381-401.

_____O que é comunicar e pensar? Aportes para uma dialética da alteridade. Chronos, Caxias do Sul, v.31, n.2, julho/dezembro 1998, p.131-142.

_____Diálogo e dialética em Platão. POA: Edipucrs, 1995.

_____ Linhas inspiradoras para uma educação ambiental infantil. In: PELIZZOLI, M. A emergência do paradigma ecológico. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999, p.157-160.

_____Ula -série Filosofar com Crianças. Volume I. POA: WS Editor, 2000.

How to Cite

Sardi, S. A. (2011). A vivência como princípio metodológico do filosofar com crianças. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (2). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3899

Issue

Section

Artigos