OLHARES, VOZES, CORPOS E ENSINOS DE FILOSOFIAS

Authors

  • Flávio de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35140

Keywords:

Ensino de Filosofia, Educação Filosófica, Formação de Professores, Diferença, Diversidade

Abstract

Este artigo oferece uma discussão sobre Ensino de Filosofia, adotando a compreensão da diferença e da diversidade como elementos constitutivos do fazer Filosofia e do ensinar Filosofia. O ponto de partida que adoto são questões sobre a docência e a formação de professores, e apresento sua vinculação com questões epistêmicas, pedagógicas, políticas e éticas. Por meio da apresentação das relações entre sujeito, saber, discurso, poder e sujeição poderemos pensar a vida dinâmica e tensa no exercício de filosofar e de ensinar a filosofar. No momento final da discussão, indicarei a emergência de algumas situações de abertura para tratar a diferença na Filosofia e no seu ensino, em que se adotam diversos temas, questões e modos de filosofar, em que destacamos as questões de gênero e de decolonialidade. Também indicarei algumas experiências institucionais exitosas como o GT Filosofar e Ensinar a Filosofar e o Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) como dois movimentos importantes de abertura e de ampliação do pensamento filosófico no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Flávio de Carvalho

Doutor em Filosofia e Professor da Universidade Federal de Campina Grande.

References

BRASIL. Lei nº 13.415/2017. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acesso: 25/05/2020.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Revista Tempo Brasileiro, nº. 92/93 (jan./jun.). 1988, p. 69-82.

Published

2020-11-12

How to Cite

Carvalho, F. de . (2020). OLHARES, VOZES, CORPOS E ENSINOS DE FILOSOFIAS. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 2(34), 190–201. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35140

Issue

Section

Dossiê: "VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar"