SPINOZA:

POR UMA OUTRA FILOSOFIA POLÍTICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Robert Lee Segal Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4909

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Filosofia política, Filosofia na sala de aula, Spinoza

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão, em sala de aula, especificamente, sobre o pensamento político de Spinoza, confrontando-o às ideias de Hobbes, Locke e Rousseau, a partir de textos filosóficos e livros didáticos de filosofia para o ensino médio, incluídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robert Lee Segal, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Sobre Spinoza. In: ______. Posições I. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978, p. 102-110.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 5. Ed. São Paulo: Moderna, 2013.

______. Filosofando: introdução à filosofia. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2009.

BODIN, Jean. Os seis livros da república. Livro primeiro. [Trad.] José Ignacio Mendes Coelho Neto. São Paulo: Ãcone, 2011.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015, filosofia, ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014. Disponível em http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/5940-guia-pnld-2015. Acesso em 15/04/2016.

______. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada a 05/10/1988 e publicada no DOU 191-A, p. 1-32. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/DOUconstituicao88.pdf. Acesso em 05/05/2016.

CHAUÃ, Marilena. Iniciação à filosofia. 2. Ed. São Paulo: Ática, 2013.

______. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

______. Política em Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

______. A nervura do real. Volume 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

______. Espinosa: a filosofia da liberdade. São Paulo: Moderna, 1995. Coleção Logos.

COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de filosofia. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2013.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. [Trad.] Daniel Lins; Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

DESCARTES, René. Meditações metafísicas. [Trad.] Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

ESPINOSA, Baruch de. Ética. [Trad.] Grupo de Estudos Espinosanos. São Paulo: EdUSP, 2015.

______. Tratado político. [Trad.] Diogo Pires Aurélio. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

GLEIZER, Marcos André. Espinosa & a afetividade humana. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. Coleção Passo-a-Passo, 53.

HOBBES, Thomas. Leviatã, ou a matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. [Trad.] Rosina D’Angina. 3. Ed. São Paulo: Ãcone, 2008.

______. Do cidadão. [Trad.] Renato Janine Ribeiro. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos: ensaio sobre a origem os limites e os fins verdadeiros do governo civil. [Trad.] Magda Lopes; Marisa Lobo da Costa. 3. Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. [Trad.] Luiz A. de Araújo. Rio de Janeiro: Penguin; Companhia das Letras, 2010.

MÉCHOULAN, Henry. Dinheiro & liberdade: Amsterdam no tempo de Spinoza. [Trad.] Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. Oeuvres. Vol. 2. [De.] Jean Lacoste; Jacques Le Rider. Paris: Robert Laffont, 1993. Collection Bouquin.

PLATÃO. Fédon. [Trad.] Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2011.

RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009. Coleção Formação de Professores.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social: princípios do direito político. [Trad.] Antonio de Pádua Danesi. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SPINOZA, Baruch. Tratado teológico-político. In: GUINSBURG, J.; CUNHA, Newton; ROMANO, Roberto (Org.). Obra completa III. [Trad.] J. Guinsburg; Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva, 2014.

______. Correspondência completa e vida. [Org.] GUINSBURG, J.; CUNHA, Newton; ROMANO, Roberto. Obra completa II. [Trad.] J. Guinsburg; Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva, 2014b.

______. Ética. [Trad.] Tomaz Tadeu. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Downloads

Como Citar

Lee Segal, R. (2017). SPINOZA:: POR UMA OUTRA FILOSOFIA POLÍTICA EM SALA DE AULA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (28), 120–140. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4909

Edição

Seção

Artigos