DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA À FILOSOFIA COMO PRÁTICA FORMATIVA

Autores

  • Carlos Alexandre Bellino de Albuquerque Sacadura Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4864

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Prática formativa, Experiência estética, Ethos

Resumo

Pretende-se abordar a problemática da filosofia como prática formativa, tendo como paradigma a experiência estética enquanto via para uma formação ética que inclua as dimensões emocional, afetiva e criativa do ser humano (e não apenas a formação intelectual ou técnico-profissional), retomando assim as tradições filosóficas formativas da Paideia antiga, assim como as da autonomia e da Bildung modernas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Bellino de Albuquerque Sacadura, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

DUFRENNE, Mikel (1959). Lanotion d ´a priori. Paris: PUF.

DUFRENNE, Mikel (1981). Inventaire des a priori. Paris: Christian Bourgois.

GERAETS, Theodore (1991). Vers une nouvelle philosophie transcendentale. La Haye: Martinus Nijhoff.

GROS, Fréderic (2006). Michel Foucault. Paris: PUF.

HADOT, Pierre (2001).La philosophie comme manière de vivre. Paris: Albin Michel.

LOPES, Baltazar (2008). Chiquinho. Lisboa: Cotovia.

O ´LEARY, Timothy (2002). Foucault and the Art of Ethics. London: Continuum.

RENAUT, Alain (2007). Kant Aujourd ´hui. Paris: Flammarion.

RICOEUR (1999). Lectures 2. Paris: Seuil.Número 26: maio-out./2016

Downloads

Como Citar

Sacadura, C. A. B. de A. (2016). DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA À FILOSOFIA COMO PRÁTICA FORMATIVA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (26), 149–160. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4864

Edição

Seção

Dossiê: "Contribuições formativas da Filosofia"