A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Bruno Pucci Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4856

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Papel formativo da Filosofia, Ensino Superior, Theodor Adorno

Resumo

O ensaio analisa o papel da filosofia na formação do docente do Ensino Médio; parte de Adorno que, enquanto avaliador da prova geral de filosofia nos exames de habilitação para o magistério em ciências nas IES alemãs, destacava o papel formativo da filosofia e como a ênfase no ensino profissional ofuscava a formação intelectual. Após resgatar o potencial histórico da Bildung, o ensaio se volta para os dias de hoje e tenta iluminar a atuação da filosofia na formação docente do ensino médio. Dois grupos de problemas são levantados: o domínio de organizações privadas, cursos noturnos e EaD na formação; a submissão dessas organizações ao mercado. Consequência: o privilégio das competências e o desprestígio da formação. Ao final, o ensaio tenta resgatar o potencial da filosofia na formação desse profissional.

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Biografia do Autor

Bruno Pucci, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Como Citar

Pucci, B. (2016). A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (26), 107–119. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4856

Edição

Seção

Dossiê: "Contribuições formativas da Filosofia"