A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA A PARTIR DA DEFECTOLOGIA DE VYGOTSKI

Autores

  • Luciano da Silva Façanha Universidade de Brasília
  • Wilma Cristina Bernardo Fahd

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4791

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Vygotski, Defectologia

Resumo

Este artigo objetiva analisar os conceitos de Vygotski sobre Defectologia que podem ser considerados como precursores para compreensão de uma proposta de Educação Especial inclusiva. A sustentação das concepções e práticas de Educação Especial demanda um embasamento científico para o paradigma da inclusão. Assim, distinguimos a atualidade das ideias de Vygotski em seus questionamentos a respeito das explicações reducionistas e negativas sobre a deficiência. Trata-se de um estudo bibliográfico, e o fenômeno investigado foi situado através do aporte teórico da obra Fundamentos da Defectología,de autoria do próprio Vygotski e das produções científicas de autores que comentam sua obra: Beyer (2005), Barroco (2007), Newman e Holzman (2002), Oliveira (2011), Rego, (2011), Valsiner e Van Der Veer (1996), Delari Junior (2013). Os resultados obtidos evidenciaram a partir dos conceitos vygotskianos relativos ao desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com deficiências, que o autor postulou a prática de uma Educação Especial não segregada, unificada à educação regular, para permitir a convivência plena dos alunos com deficiências na escola comum em consonância com o pressuposto da sociogênese das funções superiores humanas.

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Biografia do Autor

Luciano da Silva Façanha, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2016-01-21

Como Citar

Façanha, L. da S., & Fahd, W. C. B. (2016). A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA A PARTIR DA DEFECTOLOGIA DE VYGOTSKI. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (25), 113–133. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4791

Edição

Seção

Artigos