O UTILITARISMO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL POR UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA DAHISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4569Palavras-chave:
Educação, Filosofia da Educação, Utilitarismo, História da Educação, Educação ProfissionalResumo
O Utilitarismo influenciou, sobretudo no séc. XIX, a definição de ações educacionais para os crescentes contingentes populacionais indicando uma tendência de intensificação da aplicação de uma racionalidade econômica à educação que seria baseada numa correspondência entre a relação custo-benefício e a relação prêmio-punição. A presença ao longo da História de uma hierarquização entre trabalho braçal e trabalho intelectual se constitui numa outra abordagem igualmente importante para a compreensão da dualidade pedagógica que se manifesta na História da Educação Profissional. Assim, o consequencialismo, característico do utilitarismo, e o inatismo que fundamenta uma Pedagogia da essência poderiam ser consideradas duas das noções que atuaram como agentes ou forças modeladoras da Educação Profissional com profundo reflexos até os dias de hoje.
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