DUAS IMAGENS DA INFÂNCIA:

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E A INFÂNCIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ivair Fernandes de Amorim

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4449

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Filosofia da Infância, Infância, Educação, Devir Criança, Filosofia, Literatura

Resumo

Este trabalho busca refletir, por meio de duas imagens: uma literária e outra iconográfica, a respeito das concepções de infância. Para melhor atingir este propósito este trabalho remete a conceitos como: Devir criança e Infância da Educação. Por fim é brevemente discutido o emprego educacional da filosofia e da literatura como alternativas que possibilitem novas perspectivas a respeito da infância e da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Casimiro. “Meus Oito Anos”. In: ABREU, Casimiro. As Primaveras. São Paulo: Ática, 2004.

ADORNO, Theodor W. Palavras e Sinais:modelos críticos 2, tradução de Maria Helena Ruschel; supervisão de Álvaro Valls. Petrópolis: Vozes, 1995.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia.13.ed. São Paulo: Editora Ática, 2006.

GARZA, Maria Teresa de La. “Filosofia e Literatura: uma relação estreita”. In: KOHAN, Walter Omar & LEAL, Bernadina(Org). Filosofia para Crianças em Debate. Petropólis: Vozes, 1999.

JAPIASSÚ, Hilton & MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1996.

KOHAN, Walter Omar. “A infância da educação: o conceito de devir criança”. In: KOHAN, Walter Omar (Org.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

LARROSA, Jorge. “Dar a Ler, Dar a Pensar... Quem Sabe. Entre a Literatura e a Filosofia”. In: KOHAN, Walter Omar & LEAL, Bernadina (Org). Filosofia para Crianças em Debate. Petropólis: Vozes, 1999.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana:danças, piruetas e mascaradas. 4.ed. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LEAL, Bernadina. “Leituras da infância na poesia de Manoel de Barros”. In: KOHAN, Walter Omar (Org.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

OLIVEIRA, Keyla Andréa Santiago de. A Concepção de Infância Retratada nas Obras de Candido Portinari.Universidade Federal de Goiás: 2007 (Dissertação)

PORTINARI, Cândido. Ronda Infantil. 1932. Óleo sobre tela, 39cm x 47cm. Disponível em 12/01/2010: http://imagemmegami.blogspot.com/2008/07/portinari.htmlROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação. Trad. Sérgio Milliet. 2.ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1973.

VOLKER, Paulo. “Filosofia e Literatura ou as Relações Perigosas”. In: KOHAN, Walter Omar & LEAL, Bernadina(Org). Filosofia para Crianças em Debate. Petropólis: Vozes, 1999.

Downloads

Como Citar

Amorim, I. F. de. (2012). DUAS IMAGENS DA INFÂNCIA:: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E A INFÂNCIA DA EDUCAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (17), 38–58. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4449

Edição

Seção

Artigos