RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESCUELA Y COMUNIDAD:

LA CONSTITUCIÓN DE UN SUJETO COLECTIVO

Autores

  • Alejandra Castagna UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES - UBA

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i15.4414

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino da Filosofia, Rancière, Comunidade, Sujeito coletivo, Emancipação, Igualdade

Resumo

A obra do filósofo Jacques Rancière tem gerado intensos debates. Seu livro O mestre ignorante foi publicado na França pela primeira vez em 1987. Mas foi a partir de sua tradução ao português em 2002, primeiro e ao castelhano em seguida, que suas ideias despertaram grande interesse no campo da educação latino-americana. Neste trabalho nos detemos a refletir sobre um ponto que consideramos central e problemático: a possibilidade de que na escola se gere uma comunidade de iguais. Para isso, além de analisar algumas passagens da obra de Rancière, abordaremos a experiência realizada pela escola de gestão social Creciendo Juntos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alejandra Castagna, UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES - UBA

Profesora de Enseñanza Media y Superior en Filosofía (UBA). Realiza estudios de posgrado: Especialización en Filosofía Política, UNGS. Participa de un proyecto de reconocimiento institucional en la FFyL (UBA).

Referências

COLECTIVO SITUACIONES. El taller del Maestro Ignorante. Buenos Aires: Tinta Limón Ediciones, 2005.

COLECTIVO SITUACIONES. “Notas sobre la noción de «comunidad»”, en: ZIBECHI, Raúl. Dispersar el poder. Los movimientos como poderes antiestatales. Buenos Aires. Tinta Limón Ediciones, 2006.

COOPERATIVA DE TRABAJO LAVACA. “Pedagogía del entusiasmo”. Revista Mu: N° 10, Año 1, Buenos Aires, 2007.

LEWKOWICZ Ignacio. Pensar sin Estado. Buenos Aires: Paidós, 2008.

RANCIÈRE Jacques. El maestro ignorante. Cinco lecciones sobre la emancipación intelectual. Buenos Aires: Libros del Zorzal, 2007.

RANCIÈRE Jacques. En los bordes de lo político. Buenos Aires: Ediciones La Cebra, 2007.

TALLER DE LOS SÁBADOS. Un elefante en la escuela: pibes y maestros del conurbano.Buenos Aires: Tinta Limón Ediciones, 2008.

Publicado

2011-10-07

Como Citar

Castagna, A. (2011). RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESCUELA Y COMUNIDAD:: LA CONSTITUCIÓN DE UN SUJETO COLECTIVO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (15), 112–121. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i15.4414

Edição

Seção

Relatos de Experiência