ÉTICA E EDUCAÇÃO PARA O PENSAR A PARTIR DE LITERATURA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4199Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar a experiência com o Projeto de educação filosófica denominado Ética e Educação para o Pensar a partir da Literatura Infantil, abordando a história da sua criação, algumas referências teóricas e metodológicas, a estrutura do projeto e o desenvolvimento através de parceria entre o Instituto Sadia, Fundação Sidónio Muralha, Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar e seis secretarias de educação. O foco do projeto é a educação ética através da comunidade de investigação, enfatizando a abordagem dialógica dos valores, procurando trabalhar na direção da autonomia moral e cognitiva das crianças. O projeto foi desenvolvido com professores e alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. No final do artigo são apresentadas algumas produções dos alunos desenvolvidas como parte do projeto e depoimentos dos professores sobre o mesmo.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembrode 1996.
__________. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069/90, de 13 de julho de 1990. São Paulo: CBIA-SP, 1991.
__________. MEC. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais.Brasília: MEC/SEF, 1997.
LIPMAN, Mathew. A filosofia vai à escola. 2ªed. Summus, São Paulo, 1990.
__________.Thinking in education.United Kingdom: Cambridge University Press, Second Edition, 2003.
__________. OSCANYAN, F.; SHARP, A. M. Filosofia na sala de aula.São Paulo: Nova Alexandria, 1998.
SHARP, Ann M., SPLITTER, Laurance J. Uma nova educação. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.