A ESCOLA E A EXPERIÊNCIA INFANTIL:

SIGNIFICADOS E APROPRIAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Vera Teresa Valdemarin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4194

Palavras-chave:

Ciências Sociais, FIlosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Experiência, Métodos de ensino, Manuais didáticos

Resumo

A proposição que a escola deve estar próxima da vida e dos interesses da criança é central na educação moderna e contemporânea, sendo expressa ora como objetivo almejado, ora como princípio organizativo, ora como valor social. No entanto, os modos para realizar essa aproximação variaram ao longo do tempo, variando também os conceitos que definem a vida, a criança e seus interesses. A análise aqui desenvolvida está delimitada ao ideário da Educação Progressiva e sintetiza a adoção da experiência cotidiana como modelo para as práticas pedagógicas conforme elaboração de John Dewey na experiência realizada na Laboratory School vinculada à Universidade de Chicago (1896-1904); acompanha o desenvolvimento dessas proposições e a influência exercida na educação brasileira tomando como fontes documentais manuais didáticos produzidos para uso nos cursos de formação de professores (1930 - 1960).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Teresa Valdemarin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP.

Referências

D’ÁVILA, Antonio. Práticas Escolares. 1º. Volume. 5ª. ed.; São Paulo: Saraiva, 1951.

DEWEY, John. The Child and the curriculum the school and Society. Chicago: The University of Chicago Press, s/d. DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. São Paulo: Nacional, 1979a.

DEWEY, John. Democracia e Educação. Introdução à Filosofia da Educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1979b.

SOUZA, Rosa Fátima de. Alicerces da Pátria: Escola primária e Cultura Escolar no Estado de São Paulo (1890 ”“ 1976). Araraquara: Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP, 2006. Tese (Livre docência).

TOLEDO, João. Escola Brasileira. Desenvolvimento do Programma de Pedagogia em vigor nas Escolas Normaes. São Paulo: Imprensa Metodista, 1925.

TOLEDO, João. Didáctica (nas escolas primárias). São Paulo: Livraria Liberdade, 1930.

TOLEDO, João. Planos de Lição. Noções communs. São Paulo: Livraria Liberdade, 1934.

VALDEMARIN, Vera Teresa. Estudando as Lições de Coisas. Estudo sobre os fundamentos do Método de Ensino Intuitivo. Campinas: Autores Associados, 2004.

VINCENT, G.; LAHIRE, B. e THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte,n.º 33, jun 2001, p. 7-47.

WILLIAMS, Raymond. Marxism and literature. Ney York: Oxford University Press, 1997.

Downloads

Como Citar

Valdemarin, V. T. (2011). A ESCOLA E A EXPERIÊNCIA INFANTIL:: SIGNIFICADOS E APROPRIAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (10), 65–82. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4194

Edição

Seção

Artigos