ANÁLISE DO DISCURSO PEDAGÓGICO NO “CONTO DE ESCOLA” DE MACHADO DE ASSIS:

ENCONTRO ENTRE LITERATURA, ESTÉTICA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Sidnei Ferreira de Vares Centro Universitário Assunção - UNIFAI

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4193

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Conto, Discurso pedagógico, Literatura, Machado de Assis

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o discurso pedagógico no "Conto de Escola" do escritor brasileiro Machado de Assis. Primeiramente, procura problematizar o significado de discurso pedagógico, onde se conclui que todo discurso tem por objetivo "provocar ou aumentar a adesão dos espíritos às teses que se apresentam a seu assentimento", e que o discurso pedagógico, em especial, trata-se de uma compilação de sub-discursos no campo pedagógico, em decorrência das diferentes maneiras de se conceber a educação. No segundo momento, procura-se entender a arte como linguagem, em especial a literatura, a fim de se estabelecer um modo de decodificação do discurso pedagógico constatado em diferentes manifestações literárias, passando por uma análise da literatura em geral para posteriormente ocupar-se da prosa literária, mais especificamente do conto, objeto deste trabalho. Em seguida, remontamos ao contexto educacional do século XIX, auxiliar à composição do universo espaço-temporal do conto machadiano. Enfim, é analisado o conto de Machado, procurando dar ênfase ao discurso pedagógico a ele subjacente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnei Ferreira de Vares, Centro Universitário Assunção - UNIFAI

Graduado em História pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI); Mestre em Educação, eixo temático Filosofia da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP); Professor da disciplina de Estética, no curso de Filosofia do UNIFAI.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

ASSIS, Machado de. Conto de Escola. In: Contos. São Paulo: Paz e terra, 1996.

AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura do Brasil. 4 ed. Brasília: UNB, 1963.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 8 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.

D ´ONOFRIO, Salvatore. Literatura Ocidental: Autores e obras fundamentais. 2. ed. São Paulo: Ática,1997.

GIRALDELLI JÚNIOR. Paulo. História da Educação Brasileira. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 7 ed. São Paulo: Ática, 2003.

LAMARQUE, Peter; OLSEN, Stein Haugom. Filosofia da Literatura: Prazer Restabelecido. In.: KIVY, Peter (Org.). Estética: Fundamentos e questões da filosofia da arte. São Paulo: Paulus, 2008.

LIMA, Luiz Costa. A questão dos gêneros. In.: ________. Teoria da literatura e suas fontes. 2. Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

MISUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

OITICICA, José. O que é o conto. In.: ________. Curso de Literatura. Rio de Janeiro: Bertrand, 1960.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Traduzido por Maria Helena Nery Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: a nova retórica. Traduzido por Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo Martins Fontes, 1996.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 31. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

SAMUEL, Rogel (Org.). Manual de Teoria Literária. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

SANTOS, Mário Ferreira. Convite à Estética. 2. ed. São Paulo: Logos, 1961.

SCHEFFLER, Israel. A Linguagem da Educação. Tradução de Balthazar Barbosa Filho. São Paulo: Saraiva, 1974.

SOARES, Angélica. Gêneros Literários. 3 ed. São Paulo: Ática, 1993.

TAVARES, Hênio. Teoria Literária. 7 ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.

TREVISAN, Péricles. Discurso Pedagógico eModelo de Cientificidade. In.: NAGLE, Jorge (Org.) Educação e Linguagem: para um estudo do discurso pedagógico. São Paulo: Edart, 1976.

XAVIER, Maria Elizabete S. P. Poder Político e educação de elite. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

Downloads

Como Citar

Vares, S. F. de. (2011). ANÁLISE DO DISCURSO PEDAGÓGICO NO “CONTO DE ESCOLA” DE MACHADO DE ASSIS:: ENCONTRO ENTRE LITERATURA, ESTÉTICA E EDUCAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (10), 46–64. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4193

Edição

Seção

Artigos