PENSANDO UMA DOCÊNCIA NÔMADE:

APONTAMENTOS A PARTIR DO DELEUZE (ALUNO E PROFESSOR) DO ABECEDÁRIO

Autores

  • Pedro Ergnaldo Gontijo Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i6/7.4146

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Aula, Deleuze, Docência, Educação, Nômade

Resumo

Partindo de um descontentamento com o pensamento hegemônico no campo da educação, buscamos Deleuze para soprar novos ventos. Ele, no ABCDário, apresenta alguns comentários sobre sua experiência discente e docente. A partir destes aspectos destacados por ele, sobretudo quando a sua experiência docente, podemos repensar alguns lugares comuns na maioria dos discursos pedagógicos. Seu pensamento nos permite pensar novas categorias para tratar da educação e permite pensar uma docência nômade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Ergnaldo Gontijo, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília.

Referências

DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze, entrevista a Claire Parnet, em 1988, em vídeo, transcrito e traduzido por Tomás Tadeu da Silva, incluído no site “Máquina da diferença”, www.ufrgs.br/faced/tomaz, acessado em fev. de 2003.

DELEUZE, Gilles.Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

_______Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: Para uma literatura menor. Lisboa: Assírio & Alvim: 2003.

_____. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

_____. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995 b.

_____. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

_____. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

_____. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997 b. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Campinas: v. 26, nº 93 (p. 1159 - 1542): Set/Dez. 2005.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. GIL, J. Ele foi capaz de introduzir no movimento dos conceitos o movimento da vida. In: Educação & Realidade. Porto Alegre: FACED/UFRGS, V.27, nº2, jul./dez.2002, p.205-224.

RIBEIRO, R.J. Pensando a Nova Política. 2003. http://www.renatojanine.pro.br/FiloPol/pensando.html acessado em 28/06/2007.ROLNIK. S. Ninguém é Deleuziano. http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/ Textos/SUELY/ninguem.pdf . acessado em 20/06/2007.

___________ Deleuze Esquizoanalista. http://caosmose.net/suelyrolnik/ acessado em 30/06/2007.

Downloads

Como Citar

Gontijo, P. E. (2011). PENSANDO UMA DOCÊNCIA NÔMADE:: APONTAMENTOS A PARTIR DO DELEUZE (ALUNO E PROFESSOR) DO ABECEDÁRIO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (6/7), 101–111. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i6/7.4146

Edição

Seção

Artigos