CRÍTICA À IDÉIA DE FORMAÇÃO A PARTIR DA OBRA DE FOUCAULT

Autores

  • Marco de Camargo von Zuben Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN
  • Marcelo Senna Guimarães Colégio Pedro II, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i6/7.4135

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Formação, Subjetivação, Tecnologias do eu, Sujeito

Resumo

Neste texto, pretende-se investigar a apropriação das idéias de Foucault em textos de Jorge Larrosa, na medida em que essa apropriação contribui para a discussão da formação. Através da análise dos modos como a pedagogia é produtora de subjetividades, Larrosa pretende construir as bases de um método que permita avaliar exemplos pedagógicos concretos.

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Referências

FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2000. (Ditos e Escritos II)

FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2004. (Ditos e Escritos V).

LARROSA, Jorge. “Tecnologias do Eu e Educação” in: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.) OSujeito da Educação ”“ estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994, pp. 35-86.

LARROSA, Jorge. La Experiencia de la Lectura ”“ Estudios sobre literatura y formación.Barcelona: Laertes, 1996.

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Como Citar

Zuben, M. de C. von, & Guimarães, M. S. (2011). CRÍTICA À IDÉIA DE FORMAÇÃO A PARTIR DA OBRA DE FOUCAULT. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (6/7), 36–44. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i6/7.4135

Edição

Seção

Artigos