CRÍTICA À IDÉIA DE FORMAÇÃO A PARTIR DA OBRA DE FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i6/7.4135Palavras-chave:
Ciências Sociais, Filosofia, Formação, Subjetivação, Tecnologias do eu, SujeitoResumo
Neste texto, pretende-se investigar a apropriação das idéias de Foucault em textos de Jorge Larrosa, na medida em que essa apropriação contribui para a discussão da formação. Através da análise dos modos como a pedagogia é produtora de subjetividades, Larrosa pretende construir as bases de um método que permita avaliar exemplos pedagógicos concretos.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2000. (Ditos e Escritos II)
FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2004. (Ditos e Escritos V).
LARROSA, Jorge. “Tecnologias do Eu e Educação” in: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.) OSujeito da Educação ”“ estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994, pp. 35-86.
LARROSA, Jorge. La Experiencia de la Lectura ”“ Estudios sobre literatura y formación.Barcelona: Laertes, 1996.