Uma leitura marxista da vinculação histórica entre educação e cidadania no Brasil

Autores

  • Roberto Carlos Simões Galvão

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i5.4121

Resumo

Análise crítica dos posicionamentos teóricos relativos à vinculação entre educação e cidadania no Brasil. A tese do despreparo das camadas populares para a cidadania sempre fora uma constante na história política do país. Não se fará plena a cidadania de um povo sem que sejam alteradas as condições materiais geradoras da extrema desigualdade econômica nacional. A cidadania não se constrói a partir de programas educacionais, mas sim na prática social e política das classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel et ali. Educação e cidadania: quem educa o cidadão, São Paulo: Cortez, 2003.

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista, Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CHAUÃ, Marilena. Primeira filosofia, São Paulo: Brasiliense, 1985.

COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania, São Paulo: Brasiliense, 1991.

DELORS, Jacques.Educação: um tesouro a descobrir, 8o ed., São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.

DEWEY, John. Teoria da vida moral, São Paulo: Abril Cultural, 1980, p.311

____________. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação, 4.ed., São Paulo: Nacional, 1979.

DONEGANA, Constanzo. Educação: ação transformadora, São Paulo: Revista Cidade Nova, fev/1998.

FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo (org.). Pedagogia dos sonhos possíveis, São Paulo: Ed. UNESP, 2001.

GASPARI, Elio. Empresários nas escolas, São Paulo: Folha de S. Paulo, 06/02/ 2005, p. D8.

GHIRALDELLI JR., Paulo. História da educação, São Paulo: Cortez, 2000.

IMBERNÓN, Francisco (org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato, 2.ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral, 7a ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LUCAS, Jaime. Escola: crise e desafios, São Paulo: RevistaCidade Nova, jun/1999.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna, Prefácio de Dermeval Saviani, São Paulo: Cortez : Autores Associados, 1991.

MARX, Karl. O capital, in Os Pensadores, Vol.1, São Paulo: Abril Cultural, 1983.

___________. Para acrítica da economia política, in Os Pensadores,São Paulo: Abril Cultural, 1982.

___________; ENGELS, F. A ideologia alemã, 5.ed., São Paulo: Hucitec, 1986.

MENA, Fernanda. Escola não expande valores humanos, São Paulo: Folha de S. Paulo, 01/08/2004, p.C2.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente, São Paulo: Cortez, 1999.

REVISTA BANCÁRIOS. A responsabilidade social dos bancos é bastante limitada, 2.ed., Curitiba: Federação dos Bancários da CUT, 2005.p. 15.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia, São Paulo: Cortez, 1985.

SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas, Vol. II, São Paulo: Abril Cultural, 1983.

STACHUK, Mayra. 11% das empresas investem em educação, São Paulo: Folha de S. Paulo, 19/12/2004, p.C7.

Downloads

Como Citar

Galvão, R. C. S. (2011). Uma leitura marxista da vinculação histórica entre educação e cidadania no Brasil. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (5). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i5.4121

Edição

Seção

Artigos