Uma leitura marxista da vinculação histórica entre educação e cidadania no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i5.4121Resumo
Análise crítica dos posicionamentos teóricos relativos à vinculação entre educação e cidadania no Brasil. A tese do despreparo das camadas populares para a cidadania sempre fora uma constante na história política do país. Não se fará plena a cidadania de um povo sem que sejam alteradas as condições materiais geradoras da extrema desigualdade econômica nacional. A cidadania não se constrói a partir de programas educacionais, mas sim na prática social e política das classes.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel et ali. Educação e cidadania: quem educa o cidadão, São Paulo: Cortez, 2003.
BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista, Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CHAUÃ, Marilena. Primeira filosofia, São Paulo: Brasiliense, 1985.
COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania, São Paulo: Brasiliense, 1991.
DELORS, Jacques.Educação: um tesouro a descobrir, 8o ed., São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.
DEWEY, John. Teoria da vida moral, São Paulo: Abril Cultural, 1980, p.311
____________. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação, 4.ed., São Paulo: Nacional, 1979.
DONEGANA, Constanzo. Educação: ação transformadora, São Paulo: Revista Cidade Nova, fev/1998.
FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo (org.). Pedagogia dos sonhos possíveis, São Paulo: Ed. UNESP, 2001.
GASPARI, Elio. Empresários nas escolas, São Paulo: Folha de S. Paulo, 06/02/ 2005, p. D8.
GHIRALDELLI JR., Paulo. História da educação, São Paulo: Cortez, 2000.
IMBERNÓN, Francisco (org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato, 2.ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral, 7a ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LUCAS, Jaime. Escola: crise e desafios, São Paulo: RevistaCidade Nova, jun/1999.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna, Prefácio de Dermeval Saviani, São Paulo: Cortez : Autores Associados, 1991.
MARX, Karl. O capital, in Os Pensadores, Vol.1, São Paulo: Abril Cultural, 1983.
___________. Para acrítica da economia política, in Os Pensadores,São Paulo: Abril Cultural, 1982.
___________; ENGELS, F. A ideologia alemã, 5.ed., São Paulo: Hucitec, 1986.
MENA, Fernanda. Escola não expande valores humanos, São Paulo: Folha de S. Paulo, 01/08/2004, p.C2.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente, São Paulo: Cortez, 1999.
REVISTA BANCÁRIOS. A responsabilidade social dos bancos é bastante limitada, 2.ed., Curitiba: Federação dos Bancários da CUT, 2005.p. 15.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia, São Paulo: Cortez, 1985.
SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas, Vol. II, São Paulo: Abril Cultural, 1983.
STACHUK, Mayra. 11% das empresas investem em educação, São Paulo: Folha de S. Paulo, 19/12/2004, p.C7.