Notas (filosóficas) sobre o problema da formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i5.4117Resumo
Rompemos com a análise que tem como paradigma a universalidade e a cientificidade na busca por respostas para a formação de professores. Problematizamos a idéia da formação de professores como resposta ao problema da crise na/da escola e o uso de conceitos no discurso educacional. Relacionamos os pontos problematizados, vistos como inerentes à prática educadora, com a constituição e validação do costume. O costume como crença arraigada quanto à existência do Homem pronto, finalidade da formação no universo da prática educacional. Entendemos que o tema formação de professores não se submete à objetivação de uma compreensão por um sujeito do conhecimento, ou mesmo, a um estudo analítico da verdade a seu respeito. Sugerimos como produtiva a busca de estilo foucaultiano de uma ontologia do presente acerca do problema da produção de formadores.
Downloads
Referências
ARIÈS, P. História social da infância e da família.Rio de Janeiro: LTC, 1981.
DELEUZE, G. Conversações.Rio de Janeiro: 34, 1992. 232p.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição.Rio de janeiro: Graal. 1998, 499p.
DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: 34, 1999, 139p.
DELEUZE, G. GUATTARI, F. O Que é a Filosofia?Rio de Janeiro: 34, 1992. 288p.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso.2.ed. São Paulo: Loyola, 1996. 79p.
FOUCAULT, M. Dits et Écrits.Paris: Gallimard, 1994, vol. IV, pp. 679-688.
GALLO, S. D. Educação, ideologia e a construção do sujeito.In: www.educacaoonline.pro.br/educacao_ideologia.asp?f_id_artigo=183. acessado em: 10/11/2004.
GELAMO, R. P. Enunciação sem sujeito. 2003. 82 f. Dissertação de mestrado. Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.
KOHAN, W.O. Infância: entre a educação e a filosofia.Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 283p.
LARROSA, J; SKLIAR,C. Babilônios somos. A modo de apresentação. In: __________(org). Habitantes de Babel; políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica. 2001.p.7-30.
LARROSA, J.La Experiencia y sus lenguajes. Conferência proferida no Seminário “La Formación Docente entre el siglo XIX el siglo XXI”. acessado em: 1710/2004.
LINS, D. etal. Cultura e subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus. 1997. p. 115.
NIETZSCHE, F. Obras Incompletas.São Paulo: Abril Cultural, 1983. 416p. (Col. Pensadores).
VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação.2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 191p