UM RECORTE SOBRE O FAZER FILOSÓFICO NO BRASIL: EDUCAÇÃO, AUTONOMIA E CONSCIENTIZAÇÃO

Autores

  • Neyha Guedes Dariva

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35119

Palavras-chave:

Filosofia, Filosofia brasileira, Conscientização, Autonomia, Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo traçar um recorte da filosofia brasileira, no contexto das pedagogias críticas, em relação a uma forma tradicional do fazer educacional. Para isso, destacamos as noções básicas da tradição filosófica que são caras à filosofia nacional, bem como estabelecemos suas inovações e preocupações pontuais, apresentando um pensamento filosófico local, situado dentro de nossas próprias temáticas e necessidades enquanto país. A educação ganha centralidade nesta discussão, enquanto ferramenta fundamental para a melhoria da condição social. A filosofia produzida no Brasil, por fim, merece destaque por situar-se dentro de nossas próprias concepções de mundo e dialogar com nossos próprios processos históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neyha Guedes Dariva

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob orientação da profª drª. Elisete Medianeira Tomazetti, e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Referências

BOTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. 2ª ed. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

GRAMSCI. A. Os intelectuais e a formação da cultura. 4 ed. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: editora civilização brasileira, 1982.

RAMOS, L. M. P. C. Educação e Trabalho: a Contribuição de Marx, Engels e Gramsci à Filosofia da Educação. In: Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, v.77, n.185, p.7-32, jan./abr.1996.

SAVIANI. D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32ª ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

WEFFORT, F. C. Educação e política: reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade. In. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

Downloads

Publicado

2020-11-11

Como Citar

Dariva, N. G. (2020). UM RECORTE SOBRE O FAZER FILOSÓFICO NO BRASIL: EDUCAÇÃO, AUTONOMIA E CONSCIENTIZAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(32/33), 146–154. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35119