CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE “EXPERIÊNCIA” PRESENTE NAS TEORIAS FILOSOFIA PARA/COM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35112Palavras-chave:
filosofia, criança, experiência, acontecimentoResumo
O objetivo desse artigo é refletir sobre o conceito de experiência que se faz presente nas teorias e práticas da “Filosofia para Crianças” de Lipman (1922-2010) e da “Filosofia com Crianças” de Kohan, bem como deixar claro em qual sentido o conceito de experiência é empregado dentro dos estudos e práticas do Projeto de Pesquisa “Infâncias do pensar: filosofia e experiência na escola de educação básica”, ofertado pelo Curso de Licenciatura em Filosofia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ”“ UERN, Campus Caicó. Para tanto, dialogamos com John Dewey (1971-2010) e Jorge Larrosa (2009-2014), os quais influenciaram os filósofos Lipman e Kohan ao defenderem, ao seu modo, a vivência de experiências como processo de constituição do sujeito. Assim, enquanto Lipman é influenciado pelas ideias pragmáticas de Dewey sobre o conceito de experiência, Kohan comunga com o pensamento de Larrosa a respeito do significado desse conceito enquanto acontecimento.
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