CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE “EXPERIÊNCIA” PRESENTE NAS TEORIAS FILOSOFIA PARA/COM CRIANÇAS

Autores

  • Gizolene de Fátima Barbosa da Silva Cantalice
  • Maria Reilta Dantas Cirino

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35112

Palavras-chave:

filosofia, criança, experiência, acontecimento

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre o conceito de experiência que se faz presente nas teorias e práticas da “Filosofia para Crianças” de Lipman (1922-2010) e da “Filosofia com Crianças” de Kohan, bem como deixar claro em qual sentido o conceito de experiência é empregado dentro dos estudos e práticas do Projeto de Pesquisa “Infâncias do pensar: filosofia e experiência na escola de educação básica”, ofertado pelo Curso de Licenciatura em Filosofia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ”“ UERN, Campus Caicó. Para tanto, dialogamos com John Dewey (1971-2010) e Jorge Larrosa (2009-2014), os quais influenciaram os filósofos Lipman e Kohan ao defenderem, ao seu modo, a vivência de experiências como processo de constituição do sujeito. Assim, enquanto Lipman é influenciado pelas ideias pragmáticas de Dewey sobre o conceito de experiência, Kohan comunga com o pensamento de Larrosa a respeito do significado desse conceito enquanto acontecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gizolene de Fátima Barbosa da Silva Cantalice

Mestre em Filosofia/UFPB. Graduada em Filosofia/UEPB e Graduanda do Curso de Pedagogia/UFRN. Bolsista de Iniciação Científica ”“ PIBIC, do Projeto de Pesquisa “Infâncias do Pensar: Filosofia e Experiência na Escola de Educação Básica” ”“ PIBIC/CNPq/UERN.

Maria Reilta Dantas Cirino

Professora Adjunta IV, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ”“ UERN, Curso de Licenciatura em Filosofia e do Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia ”“ PROF- FILO (Polo Caicó-UERN). Doutora em Educação (PROPED/UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica ”“ GP-EAEB/UERN.

Referências

BRASIL. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ”“ UERN. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação ”“ PROEG. Projeto Pedagógico de Curso. Curso de Licenciatura em Filosofia. Campus Caicó ”“ CAC. 2017. 201 p.

CIRINO, M. R. D. Filosofia com Crianças: cenas de experiências em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro/RJ: NEFI, 2016 (Coleção Teses e Dissertações: 2).

DEWEY, John. Democracia e Educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979.

DEWEY, John. Experiência e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1976.

FALCÃO, Adriana. Mania de explicação. Ilustrações de Mariana Massarani. São Paulo: Moderna, 2001.

GOMES, Vanise de Cássia de Araujo Dutra. Filosofia com crianças: caminho para o pensar transformador na escola? In: KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 53 ”“ 76.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 4.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

KOHAN, Walter Omar; WUENSCH. Ana Míriam. Filosofia para crianças: A tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância. Ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autentica, 2007.

KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

KOHAN, Walter Omar. Palavras, passos e nomes para um projeto. In: KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 17 ”“ 49.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva Kennedy. São Paulo: Summus, 1990.

LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tra-dução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

MORA, José Ferrater. Dicionário de filosofia. Tradução de Maria Stela Gonçalves, Adail U. Sobral, Marcos Bagno e Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo: Loyola, 2000.

PAGNI, Pedro Angelo. Um lugar para a experiência e suas linguagens entre os saberes e práticas escolares: pensar a infância e o acontecimento na práxis educativa. In: PAGNI, Pedro Angelo, GELAMO, Rodrigo Pelloso (Orgs) Experiência Educação e Contemporaneidade. São Paulo: Cultura acadêmica, 2010.

Downloads

Publicado

2020-11-11

Como Citar

Cantalice, G. de F. B. da S. ., & Cirino, M. R. D. . (2020). CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE “EXPERIÊNCIA” PRESENTE NAS TEORIAS FILOSOFIA PARA/COM CRIANÇAS . Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(32/33), 61–77. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35112