O ENSINO DE COMPETÊNCIAS LÓGICAS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35110Palavras-chave:
aprendizagem, ensino, formação de cidadãos, LógicaResumo
Neste trabalho, pretende-se mostrar que o ensino da lógica desenvolve algumas competências que são essenciais para a formação de cidadãos. Para pensar essa problemática este trabalho foi estruturado em cinco tópicos, os quais são: O que se entende por formação cidadã; A Importância da Lógica para a Formação de Cidadãos; Aprendizagem por Competências: Quais Competências a Lógica pode ajudar a desenvolver?; Relato de Experiência de uma Aprendizagem baseada em Competências com a Lógica e a Análise dos dados coletados. O trabalho obteve sua metodologia pautada na pesquisa bibliográfica a partir da análise de materiais sobre o ensino de lógica; o conceito de competência; o conceito de formação cidadã e os aspectos do seu uso.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de Fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 15 jun. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf . Acesso em: 28 fev. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Secreta-ria de Educação Básica, 2006.
CAMELO, M. N. C. G. A Relevância do Estudo de Lógica para o Ensino Médio. Ceará: RE-VISTA EROS, 2014.
CIRNE-LIMA, C. Sobre a contradição. Porto Alegre: Edipucrs, 1993.
COPI, I. M. Introdução à lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1978.
DALBOSCO, C. A. Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática. São Paulo: Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 20, 2015.
DUTRA, J. S.; FLEURY, M. T. L.; RUAS, R. Competências: Conceitos, métodos e experiên-cias. São Paulo: Atlas S. A, 2008.
FAVARETTO, C. Prefácio da Primeira Edição. In: ROCHA, R. P. Ensino de Filosofia e Cur-rículo. 2. ed. Santa Maria: Ed. UFSM, 2015.
GEACH, P. T. Razão e argumentação. Porto Alegre: Penso 2013.
HECK, R. L. Ensino da lógica na filosofia: filosofia da lógica e pensar crítico. Belo Horizon-te: Sapere Aude, v. 8, n. 15, p. 62-85, 2017.
MURCHO, D. A natureza da filosofia e o seu ensino. Lisboa: Plátano, 2002.
MURCHO, D. O Lugar da Lógica na Filosofia. Lisboa: Plátano, 2003.
NUSSBAUM, M. Sem Fins Lucrativos: Por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2015.
ORDINE, N. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
ROCHA, R. P. Ensino de Filosofia e Currículo. 2. ed. Santa Maria: Ed. UFSM, 2015.
SAJURIA, E. S.; MARTELLET, M. L. B. Rumo a uma renovação educativa hoje: Desafios para o educador. Santa Maria: Pallotti, 1999.
SMULLYAN, R. M. Alice no país dos enigmas. J. Zahar Ed., 2003.
SOFISTE, J. G. Sócrates e o Ensino de Filosofia: Investigação Dialógica: uma pedagogia para a Docência de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2007.
PORTO, L. S. Pensamento crítico e ensino de filosofia. In: REBELLO, J. P.; PORTO, L. S. Ini-ciação à Docência em Filosofia: Reflexões sobre o ensino, São Leopoldo: Oikos, 2012.
VELASCO, P. D. N. Educando para a argumentação: contribuições do ensino da lógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
WALTON, D. N. Lógica informal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
WAGNER, Pierre. A lógica. São Paulo: Parábola, 2009.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.