ESCOLA ATRÁS DAS GRADES: COMO USAR A AVALIAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO PRISIONAL?
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35101Palavras-chave:
educação, prisão, avaliação da aprendizagemResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre as concepções discentes a respeito da avaliação da aprendizagem no contexto prisional. A pesquisa foi realizada entre os meses de janeiro e dezembro de 2016, contando com 25 alunas privadas de liberdade, matriculadas na escola que funciona dentro do Presídio Feminino em Itaitinga-Ceará. Os dados foram coletados a partir da aplicação de entrevistas e analisados à luz da Análise do Conteúdo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. São Paulo: Papirus, 2003.
CAMARGO, Alzira Leite. O discurso sobre a avaliação escolar do ponto de vista do aluno. 1996. 362 fls. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1996.
DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. Campinas, SP: Autores associados, 2010a.
DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. Campinas, SP: Autores associados, 2010b.
DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo; Atlas, 2002.
DEMO, Pedro. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. Porto Alegre: Mediação. 2004.
DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação da aprendizagem: casos comentados. Pinhais: Editora Melo, 2011.
DEWEY, John. Vida e educação. Tradução de Anísio S. Teixeira. São Paulo: Melhoramen-tos. Fundação Nacional de Material Escolar. 1978.
ESTEBAN, Maria Tereza. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso esco-lar. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alii, 2013.
FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FRANCO, Maria Laura. Análise de conteúdo. Brasília: Plano, 2003. 72 p.
GARCIA, Regina Leite. A avaliação e suas implicações no fracasso/sucesso. In ESTEBAN, Ma-ria Tereza. (org.) et al. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 29 ”“49.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio: Uma perspectiva construtivista. Porto Ale-gre: Mediação, 1991.
HOFFMANN, Jussara Pontos e contrapontos: do pensar em agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 1996.
HOFFMANN, Jussara Avaliação: Mito & Desafio: Uma perspectiva construtivista. Porto Ale-gre: Mediação, 2013.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares, 2005.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011a.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011b.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Sobre notas escolares: distorções e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2014.
MELLO, Guiomar Namo de. Educação escolar: paixão, pensamento e prática. São Paulo: Cortez, 1987.
MOURA, Maria Jurena de. Porta fechada, vida dilacera - mulher, tráfico de drogas e prisão: estudo realizado no presídio feminino do Ceará. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Políti-cas Públicas e Sociedade) ”“ Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2005.
OTTOBONI, Mario. A comunidade e a execução da pena. Aparecida: Santuário, 1984.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens ”“ entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PRANDINI, Regina Célia Almeida Rêgo. A constituição da pessoa: Integração funcional. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org.) A constituição da pessoa na proposta de Henry Wallon. São Paulo: Loyola, 2004.
PRIBERAM. Dicionário de língua portuguesa. Disponível em: . Aces-so em: 10 ago. 2016.
ROSENTHAL, Robert.; JACOBSON, Lenore. Profecias autorrealizadoras na sala de aula: as expectativas dos professores como determinantes não intencionais da capacidade intencional dos alunos. In: PATTO, M. H. S. Introdução à psicologia escolar. São Paulo, T. A. Queiroz, 1981.
SOARES, Carla Poennia Gadelha. Primeira escola prisional do Ceará: a avaliação da aprendizagem dos alunos privados de liberdade. 2015. 258 f. Dissertação (Mestrado em Edu-cação) ”“ Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
TAGLIAFERRO, Ariane Roberta. Meu professor inesquecível: a construção de uma memó-ria coletiva. Trabalho de Conclusão do Curso de graduação em Pedagogia. São Paulo: Uni-camp, 2004.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Exclu-dente: do “é proibido reprovar” ao é preciso garantir a aprendizagem. São Paulo: Libertad, 2004.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2008.
ZABALZA, Miguel Ángel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004..