ESCOLA ATRÁS DAS GRADES: COMO USAR A AVALIAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO PRISIONAL?

Autores

  • Carla Poennia Gadelha Soares
  • Tania Vicente Viana

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35101

Palavras-chave:

educação, prisão, avaliação da aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as concepções discentes a respeito da avaliação da aprendizagem no contexto prisional. A pesquisa foi realizada entre os meses de janeiro e dezembro de 2016, contando com 25 alunas privadas de liberdade, matriculadas na escola que funciona dentro do Presídio Feminino em Itaitinga-Ceará. Os dados foram coletados a partir da aplicação de entrevistas e analisados à luz da Análise do Conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Poennia Gadelha Soares

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. 

Tania Vicente Viana

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. 

Referências

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. São Paulo: Papirus, 2003.

CAMARGO, Alzira Leite. O discurso sobre a avaliação escolar do ponto de vista do aluno. 1996. 362 fls. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1996.

DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. Campinas, SP: Autores associados, 2010a.

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. Campinas, SP: Autores associados, 2010b.

DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo; Atlas, 2002.

DEMO, Pedro. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. Porto Alegre: Mediação. 2004.

DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação da aprendizagem: casos comentados. Pinhais: Editora Melo, 2011.

DEWEY, John. Vida e educação. Tradução de Anísio S. Teixeira. São Paulo: Melhoramen-tos. Fundação Nacional de Material Escolar. 1978.

ESTEBAN, Maria Tereza. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso esco-lar. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alii, 2013.

FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

FRANCO, Maria Laura. Análise de conteúdo. Brasília: Plano, 2003. 72 p.

GARCIA, Regina Leite. A avaliação e suas implicações no fracasso/sucesso. In ESTEBAN, Ma-ria Tereza. (org.) et al. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 29 ”“49.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio: Uma perspectiva construtivista. Porto Ale-gre: Mediação, 1991.

HOFFMANN, Jussara Pontos e contrapontos: do pensar em agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 1996.

HOFFMANN, Jussara Avaliação: Mito & Desafio: Uma perspectiva construtivista. Porto Ale-gre: Mediação, 2013.

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2001.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares, 2005.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011a.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011b.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Sobre notas escolares: distorções e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2014.

MELLO, Guiomar Namo de. Educação escolar: paixão, pensamento e prática. São Paulo: Cortez, 1987.

MOURA, Maria Jurena de. Porta fechada, vida dilacera - mulher, tráfico de drogas e prisão: estudo realizado no presídio feminino do Ceará. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Políti-cas Públicas e Sociedade) ”“ Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2005.

OTTOBONI, Mario. A comunidade e a execução da pena. Aparecida: Santuário, 1984.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens ”“ entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PRANDINI, Regina Célia Almeida Rêgo. A constituição da pessoa: Integração funcional. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org.) A constituição da pessoa na proposta de Henry Wallon. São Paulo: Loyola, 2004.

PRIBERAM. Dicionário de língua portuguesa. Disponível em: . Aces-so em: 10 ago. 2016.

ROSENTHAL, Robert.; JACOBSON, Lenore. Profecias autorrealizadoras na sala de aula: as expectativas dos professores como determinantes não intencionais da capacidade intencional dos alunos. In: PATTO, M. H. S. Introdução à psicologia escolar. São Paulo, T. A. Queiroz, 1981.

SOARES, Carla Poennia Gadelha. Primeira escola prisional do Ceará: a avaliação da aprendizagem dos alunos privados de liberdade. 2015. 258 f. Dissertação (Mestrado em Edu-cação) ”“ Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

TAGLIAFERRO, Ariane Roberta. Meu professor inesquecível: a construção de uma memó-ria coletiva. Trabalho de Conclusão do Curso de graduação em Pedagogia. São Paulo: Uni-camp, 2004.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Exclu-dente: do “é proibido reprovar” ao é preciso garantir a aprendizagem. São Paulo: Libertad, 2004.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2008.

ZABALZA, Miguel Ángel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004..

Downloads

Publicado

2020-11-11

Como Citar

Soares, C. P. G., & Viana , T. V. . (2020). ESCOLA ATRÁS DAS GRADES: COMO USAR A AVALIAÇÃO A FAVOR DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO PRISIONAL?. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(32/33), 4–19. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35101