DOS CAMINHOS PARA A AFROCENTRICIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO PRÉ-VESTIBULAR DO QUILOMBO CABULA

Autores

  • Gabriel Swahili Sales de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28259

Palavras-chave:

Cabula, Afrocentricidade, Pré-vestibulares comunitários, educação afrocentrada, acesso à universidade

Resumo

Este artigo se baseia em um dos capítulos de nossa dissertação de mestrado, "Falamos em nosso próprio nome: estudantes do Quilombo Cabula", apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia no ano de 2007 e objetiva apresentar a experiência do pré-vestibular mantido pelo Quilombo Cabula enquanto percurso para o desenvolvimento de práticas educativas afrocêntricas. Para tanto, iremos discutir aspectos gerais da educação universitária no Brasil e do movimento de auto-inscrição realizado pela comunidade negra no chamado Ensino Superior, especialmente através dos pré-vestibulares populares/comunitários. Por fim apresentaremos o Quilombo Cabula e seu curso preparatório para a universidade, discutindo como sua trajetória se relaciona com a abordagem da afrocentricidade aplicada na educação.

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Publicado

2019-11-17

Como Citar

Almeida, G. S. S. de . (2019). DOS CAMINHOS PARA A AFROCENTRICIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO PRÉ-VESTIBULAR DO QUILOMBO CABULA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (31), 101–118. https://doi.org/10.26512/resafe.vi31.28259

Edição

Seção

Dossiê: "Educação, Filosofia e Afrocentricidade"