A ÉTICA COMO METAFÍSICA DA ALTERIDADE E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES AOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.vi30.28246Palavras-chave:
metafísica, ética, alteridade, educaçãoResumo
Este estudo trata de uma aproximação entre Metafísica e Ética a partir da perspectiva de Emmanuel Levinas. Em um primeiro momento, revisita o sentido ontológico que o ser humano assume no contexto da racionalidade ocidental; a seguir, discute os limites para a efetivação de uma ética no bojo da racionalidade instrumental capitalista. Estudar o Ser não redunda necessariamente em entendimento ou acolhida daquilo que ele manifesta, ainda mais se os seres a que nos referimos são humanos. Se a chamada condição pós-moderna tem mostrado formas de ser-no-mundo esvaziadas de sentido e fundamentadas especialmente na possibilidade de consumir, Levinas procurou aprofundar o entendimento do humano sob o paradigma da Alteridade. Outros autores referenciados no texto concordam com a ideia de que a cosmovisão antropocêntrica do mundo moderno se tornou a raiz ideológica do capitalismo e de alguns de seus indesejáveis desdobramentos, como guerras, mazelas sociais e diversas formas de indiferença. Em contrapartida, ao repensar o primado da racionalidade ocidental, poderemos chegar a desenvolver uma subjetividade acolhedora. Destarte, partindo da perspectiva de Levinas, este texto pretende argumentar a favor de uma ética que, além de nos humanizar, se constitua em uma Metafísica da Alteridade. Este olhar ontológico redimensionado pode possibilitar novas compreensões ao campo dos Fundamentos da Educação, bem como propõe a necessidade de construção de novos modelos societários.
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