FENOMENOLOGIA DA EDUCAÇÃO NUMA ERA DE TÉCNICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Ezir George Silva
  • Ferdinand Röhr

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.vi30.28243

Palavras-chave:

Fenomenologia, Educação, Tecnologias da Informação, Marcel

Resumo

A pesquisa em torno do pensamento filosófico de Gabriel Marcel inscreve-se nos discursos sobre Filosofia, Educação e Tecnologias da Informação. Consiste em examinar a interação entre os fenômenos estáveis e instáveis da relação dialética entre as tecnologias da informação e as estruturas da vida interpessoal do sujeito educando, a partir dos pressupostos da Filosofia da Existência e da Filosofia da Esperança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOLLNOW, Otto Friedrich. Filosofia existencial. São Paulo: Saraiva, 1946.
______. Pedagogia e Filosofia da Existência: um ensaio sobre formas instáveis da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1971.
BUBER, Martin. O caminho do homem segundo o ensinamento chassídico. São Paulo: Realizações Editora, 2011.
CARMONA, Feliciano Blázquez. Marcel ”“ 1889 ”“ 1973. Madrid: Ediciones del Orto, 1995.
HUISMAN, Denis. História do existencialismo. Bauru; SP: EDUSC, 2001.
JASPERS, Karl. Ambiente espiritual de nuestro tiempo. Barcelona ”“ Buenos Aires: Labor, 1933.
MARCEL, Gabriel. Jornal metafísico. Madrid: Gallimard, 1927.
______. Le monde cassé. Paris: Plon, 1933.
______. Essai de philosophie concrète. Madrid: Gallimard, 1940.
______. El misterio del ser. Buenos Aires: Editora Sudamericana, 1951a.
______¬. Os Homens contra o homem. Porto: Editora Educação Nacional, 1951b.
______. L’homme problématique. Paris: Aubier, 1955a.
______¬¬. Decadencia de la sabiduría. Buenos Aires: EMECÉ, 1955b.
______. Diário metafísico: 1928-1933. Madrid: Ediciones Guadarrama, 1968a.
______. Entretiens Paul Ricoeur et Gabriel Marcel. Paris: Aubier Montaigne, 1968b.
______. O conceito de herança espiritual. In: RUITENBEEK, Hendrik M. O dilema da sociedade tecnológica. São Paulo: Vozes, 1971.
_____. L’esthétique musicale de Gabriel Marcel. Cahier nº 2-3, Présence de Gabriel Marcel, Paris, Aubier, 1980.

______. Obras seletas I: el misterio del ser, el dardo, la sed, la señal de la cruz. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 2002.
______. Ser y tener. 2. ed. Madrid: Caparrós Editores, 2003.
______. Homo viator: prolegómenos a una metafísica de la esperanza. Salamanca: Ediciones Sígueme, 2005.
REZENDE, Antônio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1990.
SARRAMONA, Ferrandez. La educación: constantes y problemática actual. Barcelona: Ediones CEAC, 1975.
TROISFONTAINES, Roger. Gabriel Marcel. In: LELOTTE, J. S. F. (Org.). Convertidos do século XX. 2. ed. Rio de Janeiro: Agir Editorial, 1966.
TSUKADA, Sumiyo. L’Immédiat chez Henri Bergson et Gabriel Marcel. Paris: Louvain, 1995.

Downloads

Publicado

2019-11-16

Como Citar

Silva, E. G. ., & Röhr, F. . (2019). FENOMENOLOGIA DA EDUCAÇÃO NUMA ERA DE TÉCNICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (30), 75–90. https://doi.org/10.26512/resafe.vi30.28243

Edição

Seção

Artigos