A educação no sistema prisional do Distrito Federal

o olhar para além das grades

Autores

  • Vanessa Martins Farias Alves-Bomfim UnB

Palavras-chave:

Encarceramento em massa, Racismo, Exclusão Social, Educação de Jovens e Adultos nas Prisões, Educação Emancipadora

Resumo

O presente estudo teve por objetivo promover a percepção dos mecanismos de negação de direitos, oriundos de um projeto colonizador que estigmatiza e reforça o estereótipo de grande parte dos indivíduos que se encontram em restrição de liberdade. Seguindo essa lógica, institui-se um ciclo ininterrupto, do qual a sociedade se utiliza para justificar a negação de direitos, ampliando as desigualdades sociais no Brasil, em uma espécie de vingança constante. Como viés metodológico, fez-se uso de pesquisa biográfica, que buscou valorizar o sujeito e sua subjetividade, privilegiando as narrativas autobiográficas de experiências vividas nas prisões. Assim, a partir dessas narrativas e à luz de estudos empreendidos por diversos autores, foi possível evidenciar o descaso e a negligência do Estado com as pessoas privadas de liberdade, permitindo tecer reflexões em torno da necessidade de ofertar uma educação que incentive o protagonismo, a liberdade e a emancipação como mecanismo de socialização da pessoa privada de liberdade e das pessoas que atuam no sistema prisional.

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Publicado

24.11.2022

Como Citar

ALVES-BOMFIM, Vanessa Martins Farias. A educação no sistema prisional do Distrito Federal: o olhar para além das grades. Revista Latino-Americana de Criminologia, [S. l.], v. 2, n. 01, p. 220–252, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/43919. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Política de Desencarceramento e Questão Penitenciária