Dos Quadros para as Celas

o Uso Pedagógico dos Quadrinhos no Sistema Prisional

Autores

  • Luciano Filizola da Silva UNIGRANRIO

Palavras-chave:

histórias em quadrinho, criminologia, educação, pena privativa de liberdade

Resumo

A presente pesquisa tem como escopo demonstrar a relevância da leitura de histórias em quadrinho dentro do sistema carcerário com fim pedagógico de desenvolvimento de habilidades cognitivas e críticas através do encantamento e desenvolvimento imagético que são características próprias desta mídia. Para tanto verificou-se o projeto “Vira-Lata” que foi implementado na casa de detenção do Carandiru em São Paulo com o fim de conscientização sobre os riscos de transmissão do vírus HIV que se proliferavam no ambiente carcerário e, mais recentemente, na remição da pena através da leitura de obras previamente selecionadas. Na primeira experiência foi possível indicar a contribuição do uso dos quadrinhos através da redução da porcentagem de portadores do vírus HIV ao longo dos anos em que houve a circulação da revista, já a segunda experiência ainda não foi possível encontrar dados concretos e específicos sobre a remição com o uso de quadrinhos, mas já se torna real sua previsão normativa pelo CNJ e implementação através de projetos de leitura. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo método de abordagem é o hipotético-dedutivo, mediante o emprego das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Filizola da Silva, UNIGRANRIO

Pós doutor em direito penal pela UERJ. Doutor em Direitos Fundamentais pela UNESA. Mestre em ciências criminais pela UCAM. Professor de Direito Penal e criminologia da UNIGRANRIO, Universidade Castelo Branco e EMERJ. Coordenador do curso de extensão em criminologia da EMERJ. Líder do grupo de pesquisa Estudos sobre Direito, Poder e Controle Social. Advogado criminalista.

Referências

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. São Paulo: Martin Claret, 2000.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução 391 de 2021. https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3918. Acesso em 04 de Agosto de 2025.

BRASIL. Programa Nacional Biblioteca da Escola. MEC, 2025. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/136-perguntas-frequentes-911936531/quadrinhos-do-pnbe-1574596564. Acesso em 04 de Agosto de 2025.

BRASIL. Censo nacional de práticas de leitura no sistema prisional [recurso eletrônico]/

Conselho Nacional de Justiça … [et al.]; coordenação de Luís Geraldo Sant'Ana Lanfredi ... [et al.]. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2023.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS - PROJETO REMIÇÃO DE PENA PELA LEITURA. UNIRIO. Disponível em: https://www.unirio.br/escoladeletras/campanha-de-doacao-de-livros-projeto-remicao-de-pena-pela-leitura. Acesso em 04 de Agosto de 2025.

CANOTILHO, José Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Coimbra: Livraria Almedina, 1991.

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 23ª ed. Petrópolis, Vozes, 1987.

FURQUIM, Saulo Ramos. A criminologia cultural e a criminalização cultural periférica: estudos sobre crime, multiculturalismo, cultura e tédio. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.

GARFUNKEL, Paulo; MALAVOGLIA; Libero. O Vira Lata. São Paulo: Peixe Grande, 2012.

LOTUFO, Cesar e SMARRA, André. A eterna luta do bem contra o mal: os quadrinhos pela educação. In Quadrinhos e transdisciplinaridade. Org. Nataniel dos Santos Gomes. Curitiba: Appris, 2012.

McCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: M.Brooks do Brasil, 2005.

SANTOS, Boaventura de Souza. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. Faculdade de Economia de Coimbra e Centro de Estudos Sociais. Revista Crítica de Ciências Sociais. Número 48. Junho, 1997. Pág.11-32.

PIZA DUARTE, Evandro. (2016). paradigmas em criminologia e relações raciais. Cadernos Do CEAS: Revista crítica De Humanidades, Salvador, (238), 500–526, 2016.

PRZYWALNY, Dawid. Periodization of the American Comic Book – A New Proposal. Ad Americam - Journal of American Studies, vol. 22, Mar. 2021, pp. 45-72.

RUSCHE, George e KIRCHHEIMER, Otto. Punição e estrutura social. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1999.

SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS CRIMINAIS. Relatório de Informações Penais. 17º ciclo SISDEPEN. Disponível em: https://www.gov.br/senappen/pt-br/servicos/sisdepen/relatorios/relipen/relipen-2o-semestre-de-2024.pdf. Acesso em 01 de agosto de 2025.

SILVA. Luciano Filizola. Curso Crítico de Criminologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2025.

SILVA. Luciano Filizola. Quadrinhos Subversivos. In Grandes poderes trazem grandes responsabilidades: refletindo sobre o uso das histórias em quadrinho em sala de aula. Org. Nataniel dos Santos Gomes e Daniel Abrão. Curitiba: Appris, 2014.

SPIEGELMAN, Art. Maus. São Paulo: Companhia das letras, 2005.

THOMPSON, Augusto. A questão penitenciária. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

TOKARNIA, Mariana. Leitura pode reduzir a pena na prisão, mas ainda há desafios. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-06/leitura-pode-reduzir-pena-na-prisao-mas-ainda-ha-desafios. Acesso em 06 de agosto de 2025.

VARELLA, Drauzio. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ZAFFARONI, Eugenio Raul. Em busca das penas perdidas: a perda da legitimidade do direito penal. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1991.

Downloads

Publicado

30.09.2025

Como Citar

FILIZOLA DA SILVA, Luciano. Dos Quadros para as Celas: o Uso Pedagógico dos Quadrinhos no Sistema Prisional. Revista Latino-Americana de Criminologia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 59–82, 2025. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/59227. Acesso em: 27 dez. 2025.