A educação no sistema prisional do Distrito Federal
o olhar para além das grades
Palavras-chave:
Encarceramento em massa, Racismo, Exclusão Social, Educação de Jovens e Adultos nas Prisões, Educação EmancipadoraResumo
O presente estudo teve por objetivo promover a percepção dos mecanismos de negação de direitos, oriundos de um projeto colonizador que estigmatiza e reforça o estereótipo de grande parte dos indivíduos que se encontram em restrição de liberdade. Seguindo essa lógica, institui-se um ciclo ininterrupto, do qual a sociedade se utiliza para justificar a negação de direitos, ampliando as desigualdades sociais no Brasil, em uma espécie de vingança constante. Como viés metodológico, fez-se uso de pesquisa biográfica, que buscou valorizar o sujeito e sua subjetividade, privilegiando as narrativas autobiográficas de experiências vividas nas prisões. Assim, a partir dessas narrativas e à luz de estudos empreendidos por diversos autores, foi possível evidenciar o descaso e a negligência do Estado com as pessoas privadas de liberdade, permitindo tecer reflexões em torno da necessidade de ofertar uma educação que incentive o protagonismo, a liberdade e a emancipação como mecanismo de socialização da pessoa privada de liberdade e das pessoas que atuam no sistema prisional.
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