Perspectivas de aprendizagem e o uso das TICs como ferramentas de ensino no espaço escolar

Auteurs-es

  • Jucenilton Alves dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mots-clés :

Educação, TICs, Sala de aula, Desafios

Résumé

Este artigo, de natureza bibliográfica, pretende investigar a influência das Tecnologias de Comunicação e Informação como mediadoras da aprendizagem no cotidiano da sala de aula e refletir sobre o papel das tecnologias e das perspectivas que envolvem os seus usos na escola, bem como, as barreiras que impedem um uso mais efetivo desses recursos na educação. O arcabouço teórico que fundamentou essa pesquisa são os estudos de Beato (2009); Damasceno (2010); entre outros. Espera-se com este trabalho reconhecer as Tecnologias da Comunicação e Informação como ferramentas pedagógicas mediadoras da aprendizagem. É relevante refletirmos sobre o papel das tecnologias e das perspectivas que envolvem os seus usos na escola.  Portanto, esta pesquisa se mostrou importante como fonte investigativa e de motivação na área de educação, reconhecendo as ferramentas tecnológicas de Comunicação e Informação como ferramentas pedagógicas mediadoras da aprendizagem tecnológica em várias atividades educativas em que a leitura e a escrita se fazem necessárias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Jucenilton Alves dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2015-2017); Especialista em Gestão Escolar - Educação a Distância pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2012-2013); Especialista em Leitura, Produção e Interpretação de Textos pelas Faculdades Integradas Euclides Fernandes - FIEF (2011-2012); Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade de Educação Superior do Piemonte da Chapada - FESPC (2011-2012); Graduado em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2005-2009). Atualmente é professor no Colégio Estadual Virgílio Pereira de Almeida e Coordenador Técnico-Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itiruçu-BA. Tem experiência na área de Ciências Humanas com ênfase em Antropologia (gênero, sexualidade) e Educação (Práticas Pedagógicas e Gestão Escolar), na área de Linguística, Letras e Artes com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa, Leitura, Escrita e Gêneros Textuais e na área de Ciências Políticas com ênfase em Políticas Públicas e Movimentos Sociais.

Références

ANTUNES, Irandé. Aula de português; encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2008.

BEATO, Zelina. Tecnologias da Comunicação e Informação aplicadas ao ensino-aprendizagem de Línguas: Letras Vernáculas/EAD, Ilhéus: Editus, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 3 ed. Brasília: MEC. 1998.

CAETANO, Nara. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Um desafio na prática docente. In: Fórum Linguístico, 2009 Florianópolis. Universidade Estadual de Santa Catarina 22 p. http://www.inesulfipar.edu.br/universidadevirtual/artigos/artigo_tecnologia_da_informacao_e_comunicacao_na_educacao.pdf. Acesso em 12/01/2018.

DAMASCENO, R.A Resistência do professor diante das Novas Tecnologias. Campinas: Papirus, 2010.

DEMO, Pedro. O PORVIR- Desafios das Linguagens no século XXI. 20. ed. Curitiba: Ibex, 2004. 189 p.

LITWIN, Edith. Cenário para Análise das Tecnologias. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 44, p.16-19, 2º sem. 2007.

MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2009.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

XAVIER, Antonio... [etal.]. Hipertexto e cibercultura: links com literatura, publicidade, plágio e redes sociais. São Paulo: Respel, 2011. 280 p.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas/SP: Papirus, 1998 (Série Prática Pedagógica).

Téléchargements

Publié-e

2018-07-30

Comment citer

SANTOS, Jucenilton Alves dos. Perspectivas de aprendizagem e o uso das TICs como ferramentas de ensino no espaço escolar. Discurso em Cena, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 22–34, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redcen/article/view/18261. Acesso em: 21 déc. 2024.