Perspectivas de aprendizagem e o uso das TICs como ferramentas de ensino no espaço escolar
Keywords:
Educação, TICs, Sala de aula, DesafiosAbstract
This bibliographical article intends to investigate the influence of Communication and Information Technologies as mediators of learning in the everyday classroom and to reflect on the role of technologies and perspectives that involve their uses in school , as well as the barriers which impede more effective use of these resources in education. The theoretical framework that underlies this research is the studies of Beato (2009); Damascene (2010); among others. This work is expected to recognize the Communi cation and Information Technologies as pedagogical mediators of learning. It is relevant to reflect on the role of technologies and perspectives that involve their uses in school. Therefore, this research proved to be important as a research and motivation source in the area of education, recognizing the technological tools of Communication and Information as pedagogical tools mediating technological learning in various educational activities where reading and writing are necessary.Downloads
References
ANTUNES, Irandé. Aula de português; encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2008.
BEATO, Zelina. Tecnologias da Comunicação e Informação aplicadas ao ensino-aprendizagem de Línguas: Letras Vernáculas/EAD, Ilhéus: Editus, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 3 ed. Brasília: MEC. 1998.
CAETANO, Nara. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Um desafio na prática docente. In: Fórum Linguístico, 2009 Florianópolis. Universidade Estadual de Santa Catarina 22 p. http://www.inesulfipar.edu.br/universidadevirtual/artigos/artigo_tecnologia_da_informacao_e_comunicacao_na_educacao.pdf. Acesso em 12/01/2018.
DAMASCENO, R.A Resistência do professor diante das Novas Tecnologias. Campinas: Papirus, 2010.
DEMO, Pedro. O PORVIR- Desafios das Linguagens no século XXI. 20. ed. Curitiba: Ibex, 2004. 189 p.
LITWIN, Edith. Cenário para Análise das Tecnologias. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 44, p.16-19, 2º sem. 2007.
MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2009.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
XAVIER, Antonio... [etal.]. Hipertexto e cibercultura: links com literatura, publicidade, plágio e redes sociais. São Paulo: Respel, 2011. 280 p.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas/SP: Papirus, 1998 (Série Prática Pedagógica).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado