Perspectivas de aprendizagem e o uso das TICs como ferramentas de ensino no espaço escolar
Palabras clave:
Educação, TICs, Sala de aula, DesafiosResumen
Este artigo, de natureza bibliográfica, pretende investigar a influência das Tecnologias de Comunicação e Informação como mediadoras da aprendizagem no cotidiano da sala de aula e refletir sobre o papel das tecnologias e das perspectivas que envolvem os seus usos na escola, bem como, as barreiras que impedem um uso mais efetivo desses recursos na educação. O arcabouço teórico que fundamentou essa pesquisa são os estudos de Beato (2009); Damasceno (2010); entre outros. Espera-se com este trabalho reconhecer as Tecnologias da Comunicação e Informação como ferramentas pedagógicas mediadoras da aprendizagem. É relevante refletirmos sobre o papel das tecnologias e das perspectivas que envolvem os seus usos na escola. Portanto, esta pesquisa se mostrou importante como fonte investigativa e de motivação na área de educação, reconhecendo as ferramentas tecnológicas de Comunicação e Informação como ferramentas pedagógicas mediadoras da aprendizagem tecnológica em várias atividades educativas em que a leitura e a escrita se fazem necessárias.
Descargas
Citas
ANTUNES, Irandé. Aula de português; encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2008.
BEATO, Zelina. Tecnologias da Comunicação e Informação aplicadas ao ensino-aprendizagem de Línguas: Letras Vernáculas/EAD, Ilhéus: Editus, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 3 ed. Brasília: MEC. 1998.
CAETANO, Nara. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Um desafio na prática docente. In: Fórum Linguístico, 2009 Florianópolis. Universidade Estadual de Santa Catarina 22 p. http://www.inesulfipar.edu.br/universidadevirtual/artigos/artigo_tecnologia_da_informacao_e_comunicacao_na_educacao.pdf. Acesso em 12/01/2018.
DAMASCENO, R.A Resistência do professor diante das Novas Tecnologias. Campinas: Papirus, 2010.
DEMO, Pedro. O PORVIR- Desafios das Linguagens no século XXI. 20. ed. Curitiba: Ibex, 2004. 189 p.
LITWIN, Edith. Cenário para Análise das Tecnologias. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 44, p.16-19, 2º sem. 2007.
MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2009.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
XAVIER, Antonio... [etal.]. Hipertexto e cibercultura: links com literatura, publicidade, plágio e redes sociais. São Paulo: Respel, 2011. 280 p.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas/SP: Papirus, 1998 (Série Prática Pedagógica).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado