Regulação da Educação Superior: A Atuação Estatal e a Medida de Atendimento ao Interesse Público

Autores

  • Rafael Arruda Furtado Ministério da Educação

Palavras-chave:

educação superior, interesse público, princípios constitucionais, igualdade de acesso, garantia de qualidade

Resumo

Propósito ”“ Verificar se a atuação dos órgãos reguladores da educação superior, sob uma perspectiva histórica recente, foi capaz de garantir o interesse público entendido como a medida de atendimento aos princípios constitucionais da igualdade de condições de acesso, da garantia de padrão de qualidade e do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, com a coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

Metodologia/abordagem/design ”“ A presente pesquisa tem por base a teoria do interesse público de Mike Feintuck, mediante a qual se sustenta que a instrumentalização do estado deve se pautar não somente pela economia e sim por outros valores, vinculados a princípios constitucionais.

Resultados ”“ A atuação dos órgãos reguladores da educação superior, sob uma perspectiva histórica recente, não foi capaz de efetivamente garantir o interesse público.

Implicações práticas ”“ Vertente de pesquisa sobre a medida de atendimento ao interesse público pela atuação dos órgãos reguladores da educação superior.

Originalidade/relevância do texto ”“ O artigo abre a perspectiva de estudos sobre desenho regulatório, à luz de princípios constitucionais, na educação superior.

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Biografia do Autor

Rafael Arruda Furtado, Ministério da Educação

Mestre em Relações Internacionais e bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento. Diretor Substituto de Regulação da Educação Superior da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação.

Referências

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Publicado

2017-05-15

Como Citar

FURTADO, Rafael Arruda. Regulação da Educação Superior: A Atuação Estatal e a Medida de Atendimento ao Interesse Público. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 199–220, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/19203. Acesso em: 19 jul. 2024.