Regulação da Educação Superior: A Atuação Estatal e a Medida de Atendimento ao Interesse Público

Auteurs-es

  • Rafael Arruda Furtado Ministério da Educação

Mots-clés :

educação superior, interesse público, princípios constitucionais, igualdade de acesso, garantia de qualidade

Résumé

Propósito ”“ Verificar se a atuação dos órgãos reguladores da educação superior, sob uma perspectiva histórica recente, foi capaz de garantir o interesse público entendido como a medida de atendimento aos princípios constitucionais da igualdade de condições de acesso, da garantia de padrão de qualidade e do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, com a coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

Metodologia/abordagem/design ”“ A presente pesquisa tem por base a teoria do interesse público de Mike Feintuck, mediante a qual se sustenta que a instrumentalização do estado deve se pautar não somente pela economia e sim por outros valores, vinculados a princípios constitucionais.

Resultados ”“ A atuação dos órgãos reguladores da educação superior, sob uma perspectiva histórica recente, não foi capaz de efetivamente garantir o interesse público.

Implicações práticas ”“ Vertente de pesquisa sobre a medida de atendimento ao interesse público pela atuação dos órgãos reguladores da educação superior.

Originalidade/relevância do texto ”“ O artigo abre a perspectiva de estudos sobre desenho regulatório, à luz de princípios constitucionais, na educação superior.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rafael Arruda Furtado, Ministério da Educação

Mestre em Relações Internacionais e bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento. Diretor Substituto de Regulação da Educação Superior da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação.

Références

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Relatório de Auditoria: TC 011.884/2016-9. Relatora: ministra Ana Arraes. Publicado em 23/11/2016. Disponível em http://portal.tcu.gov.br/data/files/08/43/F7/B1/51B98510784389852A2818A8/011.884-2016-9%20_FIES_.pdf. Acessado em 28/11/2016.
BUCHANAN, James M.; TOLLISON, Robert D. (org.). The Theory of Public Choice-II. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2009. (Edição revisada do livro Theory of Public Choice, 1972).
CROLEY, Steven P. Regulation and Public Interests. Princeton: Princeton University Press, 2008, p. 1-25; 239-257; 304-306.
FEINTUCK, Mike. Regulatory Rationales Beyond the Economic: In Search of the Public Interest. In: BALDWIN, Robert; CAVE, Martin; LODGE, Martin (org.). The Oxford Handbook of Regulation. Oxford: Oxford University Press, 2010, p. 39-63.
FEINTUCK, Mike. The Holy Grail or Just Another Empty Vessel? The Public Interest in Regulation. Inaugural Lectures, University of Hull, UK, Monday 21st February, 2005.
HOPER EDUCAÇÃO. Análise Setorial da Educação Superior Privada ”“ Brasil 2016. Foz do Iguaçu: Hoper Educação, 2016.
STIGLITZ, Joseph E. Government Failure vs. Market Failure: Principles of Regulation. In: BALLEISEN, Edward; MOSS, David (ed.). Government and Markets: Toward a New Theory of Regulation. New York, NY: Cambridge University Press, 2009.
SUNSTEIN, Cass. After the Rights Revolution: Reconceiving the Regulatory State. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1990.

Téléchargements

Publié-e

2017-05-15

Comment citer

FURTADO, Rafael Arruda. Regulação da Educação Superior: A Atuação Estatal e a Medida de Atendimento ao Interesse Público. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 199–220, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/19203. Acesso em: 23 nov. 2024.