Perspectivas Regulatórias Sistêmicas sobre o uso Agrícola de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) no Brasil

Autori

  • Adamir de Amorim Fiel Procurador do Distrito Federal

Parole chiave:

regulação, sistema, Estado Regulador, direito reflexivo, OGM

Abstract

Propósito ”“ O ambiente regulatório do uso de OGMs no Brasil está inserido numa miríade de competências administrativas, submetendo-se a regras jurídicas cujo conteúdo é informado e dominado por linguagem técnica especializada. Em razão disso, faz-se necessária uma abordagem jurídica que, para além de valer-se de um direito meramente formal (muitas vezes apenas instrumentalizado por outro sistema) e para além de simplesmente material (finalisticamente pensado a partir de referenciais políticos), perceba-se reflexivamente, de modo a preservar sua autorreferibilidade, a articular os demais sistemas envolvidos e garantir uma maior integração social no que toca à participação democrática e às expectativas quanto à regulação em casos como esses. Propõe-se abordar perspectivas regulatórias sistêmicas para os processos regulatórios do uso de organismo geneticamente modificados no Brasil.

Metodologia/abordagem/design ”“ Utilizou-se do conceito de Estado Regulador e de direito regulatório sob a ótica das ideias desenvolvidas, respectivamente, em perspectiva sistêmica, por Jürgen Habermas e por Gunther Teubner.

Resultados ”“ A regulação do uso de OGMs no Brasil demanda uma maior integração social, o que pode ser alcançado por meio da utilização do direito reflexivo no contexto de um Estado Regulador.

Originalidade/relevância do texto ”“ O artigo preenche lacuna no estudo do direito regulatório ao apresentar reflexão jurídica sobre o processo de aprovação do uso de organismos geneticamente modificados (OGM) no Brasil, apresentado proposta teórica centrada no direito enquanto sistema reflexivo de um Estado Regulador.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Adamir de Amorim Fiel, Procurador do Distrito Federal

Procurador do Distrito Federal, Advogado, MBA em Agronegócios pela ESALQ/USP.

Riferimenti bibliografici

HABERMAS, Jürgen. Law as Medium and Law as Institution. In: TEUBNER, Gunther. Dilemas of Law in the Welfare State. Berlim/Nova Iorque: Walter de Gruyter, 1988.
HABERMAS, Jürgen. Faticidad y validez. Trad. Manuel Jiménez Redondo. Madri: Trota, 2001.
HABERMAS, Jürgen. A crise de legitimação do capitalismo tardio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.
MORICONI, Patrícia Rossi; TONIETTI, Paloma de Oliveira; MORENO, Luisa Zanolli; MATTÉ, Glavur Rogério. Regulação de organismos geneticamente modificados de uso agrícola no Brasil e sua relação com os modelos normativos europeu e estadunidense. R. Dir. sanit., São Paulo, v. 14, n. 3, 2014, p. 112-131.
LOPES, Othon de Azevedo. Fundamentos da regulação. Rio de Janeiro: Editora Processo, 2018.
TEUBNER, Gunther. After legal instrumentalism: Strategic models of post-regulatory law. In: Dilemmas of law in the welfare state. Berlin: Walter de Gruyter, 1988.
TEUBNER, Gunther. Droit et réflexivité. Paris: L.G.D.J., 1996.
TEUBNER, Gunther. Fragmentos constitucionais: constitucionalismo social na globalização. São Paulo: Saraiva, 2016.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-10-15

Come citare

FIEL, Adamir de Amorim. Perspectivas Regulatórias Sistêmicas sobre o uso Agrícola de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) no Brasil. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–18, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/18733. Acesso em: 24 nov. 2024.