Novo marco regulatório do setor ferroviário (a Lei das Ferrovias)

uma análise crítica à luz das teorias regulatórias apoiadas na responsividade

Autores

Palavras-chave:

Setor ferroviário brasileiro. Novo desenho regulatório. Lei das Ferrovias. Regulação responsiva. Regulação inteligente.

Resumo

[Propósito] Com base nos fundamentos teóricos das principais teorias apoiadas na responsividade, o presente artigo analisará o novo desenho regulatório do setor de transporte ferroviário, previsto pela nova Lei das Ferrovias (Lei n° 14.273, de 23 de dezembro de 2021) e em que medida o framework regulatório do novo marco regulatório se identifica e se adequa aos aportes das teorias enunciadas e quais benefícios podem advir de sua previsão e incorporação prática em maior grau.

[Metodologia/abordagem/design] O artigo será elaborado utilizando-se da abordagem teórico-normativa. A apresentação das principais teorias apoiadas na responsividade e a proposição de uma representação piramidal específica para o setor terão papel central no estudo proposto. O artigo pretende realizar uma comparação do novo marco legal regulatório do setor ferroviário com as teorias enunciadas, com o intuito de demonstrar a hipótese investigada.

[Resultados] Pretende-se demonstrar que o novo framework regulatório inovou os parâmetros até então utilizados, ampliando consideravelmente a variedade e a possibilidade de combinação de estratégias, mecanismos e instrumentos regulatórios responsivos passíveis de utilização. Também houve ampliação dos participantes na regulação. Nada obstante, ainda é preciso aprimorar a governança regulatória e regulamentar importantes mecanismos da nova Lei das Ferrovias para a sua efetiva implementação.

[Implicações práticas] Os resultados do presente estudo podem contribuir para informar os diversos atores do novo desenho regulatório do setor de transporte ferroviário brasileiro, com o intuito de conduzi-los ao aprimoramento da matriz responsiva da legislação e dos contratos de concessão e de autorização.

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Biografia do Autor

Marconi Arani Melo Filho, AGU

Advogado da União, com Mestrado em Direito Constitucional pela UFPE, Especialização em Direito Administrativo pela UNIDERP e MBA em Economia, Gestão e Regulação pela FGV. Doutorando em Direito na UnB na linha “transformações na ordem social e econômica e regulação”. Atuou recentemente entre 2012 e 2019 na área de regulação e infraestrutura, tendo coordenado juridicamente o setor de transportes terrestres junto à Consultoria Jurídica do Ministério da Infraestrutura. E-mail: casemelo@gmail.com.

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Publicado

2022-09-07

Como Citar

ARANI MELO FILHO, Marconi. Novo marco regulatório do setor ferroviário (a Lei das Ferrovias): uma análise crítica à luz das teorias regulatórias apoiadas na responsividade. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 146–171, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/43308. Acesso em: 4 maio. 2024.