A interveniência do controlador societário em contratos de concessão do serviço público de distribuição de energia elétrica: disposições e inovações contratuais à luz do direito reflexivo

Autores

  • Acácio Alessandro Rêgo do Nascimento ANEEL

Palavras-chave:

autopoiesis, direito reflexivo, serviço público, energia elétrica, concessão de distribuição

Resumo

Propósito ”“ O artigo analisa em que medida a interveniência do controlador societário e as disposições inerentes ao controle societário previstas nos contratos de concessão de serviço público de distribuição de energia elétrica se validam à luz do ideário do direito reflexivo.

Metodologia/abordagem/design ”“ Adota-se uma abordagem dogmática e sócio-jurídica, baseada na teoria da autopoiesis e do direito reflexivo, procedendo-se à seleção normativa, tabulação e comparação das disposições contratuais relacionadas ao controlador societário, constantes dos contratos das dez concessionárias de distribuição com a maior quantidade de consumidores e de distribuição de energia elétrica no ano de 2013. O artigo realiza, enfim, o exame crítico de reflexividade das disposições selecionadas.

Resultados ”“ Conclui-se que a interveniência do sócio controlador nos contratos investigados se consubstancia fortemente em estratégias reflexivas, entretanto, as cláusulas contratuais contam com escassos mecanismos de reforço para a efetividade regulatória.

Implicações práticas ”“ A aplicação dos preceitos teóricos divulgados no artigo e as sugestões ofertadas podem ser aplicadas em novos contratos de concessão de distribuição de energia elétrica, com o objetivo de aumentar a efetividade regulatória das cláusulas avençadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acácio Alessandro Rêgo do Nascimento, ANEEL

Graduado em Contabilidade e em Direito pela Associação de Ensino Unificado de Brasília (AEUDF), com especialização em Direito da Regulação pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). É servidor público da carreira de Regulação e Fiscalização de Recursos Energéticos, no cargo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Referências

BRANCO, Adriano Castello; e MUNIZ, Ian. Fusões e Aquisições: Aspectos Fiscais e Societários. São Paulo: Quartier Latin, 2007.
COMPARATO, Fábio Konder; e SALOMÃO FILHO, Calixto. O Poder de Controle na Sociedade Anônima. 5ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008.
GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1988. 13ª ed. rev. e atual. São Paulo, SP: Malheiros Editores, 2007.
JUSTEN FILHO, Marçal. Teoria Geral das Concessões de Serviço Público. São Paulo, SP: Dialética, 2003
LUHMANN, Niklas. Introdução à Teoria dos Sistemas. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A Árvore do Conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 2001.
SIQUEIRA, Carlos Augusto Junqueira de. Transferência de Controle Acionário: Interpretação e Valor. 1ª ed. Rio de Janeiro: FMF, 2004.
TEUBNER, Gunther. O Direito Como Sistema Autopoiético. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

Downloads

Publicado

2015-10-12

Como Citar

NASCIMENTO, Acácio Alessandro Rêgo do. A interveniência do controlador societário em contratos de concessão do serviço público de distribuição de energia elétrica: disposições e inovações contratuais à luz do direito reflexivo. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 119–154, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/19286. Acesso em: 29 jun. 2024.