Professor de línguas: uma reflexão sobre identidade e seu papel como agente
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir sobre as contribuições das reflexões sobre identidade para tornar o professor de línguas mais ciente do seu papel como educador e agente de políticas linguísticas. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, esse trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, discutimos inicialmente sobre conceitos de identidade, apoiando-nos em autores como HALL, 1990, 2006; ROMERO, 2008; VIEIRA, 1999; WOODWARD, 2011; MOITA LOPES, 2003; NORTON e EARLY, 2015, assim como sobre agência (AHEARN, 2000, 2001; DURANTI, 2004; RAJAGOPALAN, 2013) e políticas linguísticas (RAJAGOPALAN, 2013, 2014; CALVET, 2007). Em seguida, falamos sobre as implicações das construções identitárias do professor de línguas para o exercício de sua profissão, mais especificamente no que corresponde ao seu papel como agente de políticas linguísticas. Finalmente, refletimos sobre o múltiplo papel do professor de línguas, destacando seu papel como educador, cidadão e agente de políticas linguísticas. Concluímos que, por meio de reflexões contínuas, principalmente sobre sua identidade, o professor de línguas torna-se mais ciente do seu papel como educador e agente linguístico, o que faz com que ele se torne mais crítico, de forma a ter consciência das intenções, bem como dos efeitos gerados por seus discursos e escolhas.
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