IMAGINÁRIOS DE EDUCAÇÃO E DE BEM PÚBLICO NOS DISCURSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Abstract
Diferentes discursos de internacionalização do ensino superior expressam posições ideológicas que concebem a educação e a ideia de bem comum de formas distintas. Começamos esse artigo analisando contrastes ideológicos na literatura sobre internacionalização e suas implicações. Em seguida, problematizamos a forma como a internacionalização exporta um imaginário global que promove uma narrativa única de progresso e desenvolvimento humano. Por último, apresentamos o caso da UNILA como imaginário alternativo de internacionalização voltada à justiça cognitiva e social. Concluímos o texto com reflexões sobre a internacionalização no Brasil partindo da valorização do ensino superior público frente à aceleração da comodificação da educação no contexto internacional.
Downloads
References
ANDREOTTI, Vanessa de Oliveira; PEREIRA, Renato da Silva; EDMUNDO, Eliana S. Gonçalves; ARAÚJO, Flávio. Internacionalização da Educação Brasileira: Possibilidades, Paradoxos e Desafios. In LUNA, Jose (Ed.) Internacionalização do Currículo: Educação, Interculturalidade, Cidadania Global. Campinas: Pontes Editores, 2016.
Brasil. Ministério da Educação. Relatório de gestão do exercício de 2014. Foz do Iguaçu: UNILA, 2014. Disponível em: www.unila.edu.br/sites/default/files/files/Relatório_de_Gestão_2014_-_UNILA.pdf. Acesso em: 30 nov. 2016.
JONES, Elspeth; KILLICK, David. Graduate attributes and the internationalized curriculum: Embedding a global outlook in disciplinary learning outcomes. Journal of Studies in International Education, v. 17, n. 2, p. 165-182, 2013. Disponível em http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/ 1028315312473655. Acesso em 17 mai. 2017.
KELLY, Patricia. Internationalising the curriculum: For profit or planet?. In INATULLAH, Sohail; GIDLEY, Jennifer (Eds.). The University in transformation: Global perspectives on the futures of the university. Westport: Bergin & Garvey, 2000.
KNIGHT, Jane. Internationalization Remodeled: Definition, Approaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, Spring, p. 5-31, 2004. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1028315303260832?journalCode=jsia. Acesso em: 16 mai. 2017.
LEVIN, John S. Missions and structures: Bringing clarity to perceptions about globalization and higher education in Canada. Higher Education, v. 37, n. 4, p. 377-399, 1999. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1003635731222. Acesso em: 15 mai 2017.
MOK, Ka Ho. Questing for internationalization of universities in Asia: Critical reflections. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3-4, p. 433-454, 2007. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1028315306291945?journalCode=jsia. Acesso em: 17 mai. 2017.
OECD. Education at a glance 2014: Highlights. OECD Publishing, 2014. Disponível em www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2014_eag_highlights-2014-en. Acesso em 17 dez. 2016.
SPRING, Joel. Globalization of Education: an introduction. 2 ed. New York, NY: Routledge, 2014.
STEIN, Sharon. Rethinking the Ethics of Internationalization: Five Challenges for Higher Education. InterActions: UCLA Journal of Education and Information Studies, v. 12, n. 2, p. 1-23, 2016. Disponível em http://escholarship.org/uc/item/2nb2b9b4. Acesso em: 18 dec. 2016.
STEIN, Sharon; ANDREOTTI, Vanessa. Cash, competition, or charity: international students and the global imaginary. Higher Education, v. 72, n. 2, p. 225-239, 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-015-9949-8. Acesso em: 19 dez. 2016.
STEIN, Sharon; ANDREOTTI, Vanessa; BRUCE, Judy; SUSA, Rene. Towards Different Conversations About the Internationalization of Higher Education. Comparative and International Education / Éducation Comparée et Internationale, v. 45, n. 1, artigo 2, 2016. Disponível em: http://ir.lib.uwo.ca/cie-eci/vol45/iss1/2. Acesso em: 10 dez. 2016.
STIER, Jonas. Taking a critical stance toward internationalization ideologies in higher education: Idealism, instrumentalism and educationalism. Globalisation, Societies and Education, v. 2, n. 1, p. 1-28, 2004. Disponível em: www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1476772042000177069. Acesso em: 10 dez. 2016.
THIAGO, Elisa S.; ANDREOTTI, Vanessa de Oliveira. Reflections on symmetries and asymmetries in the internationalization of higher education in Brazil and Canada. Submitted to the Canadian Journal of Higher Education. No prelo 2017.
Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Projeto pedagógico ciclo comum de estudos. Foz do Iguaçu: UNILA, 2013. Disponível em: unila.edu.br/sites/default/files/anexo_da_ resolucao_009-2013_-_ppc_ciclo_comum_de_estudos.pdf. Acesso em: 30 Nov 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).