LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E AS MÍDIAS SOCIAIS: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
Resumo
Este artigo objetiva apresentar um relato de experiência a partir de um projeto pedagógico, desenvolvido com alunos de dois Institutos Federais localizados em diferentes estados, sendo Minas Gerais e Bahia. O projeto visou, por meio da rede social, Facebook, construir uma relação entre o ensino de Língua Inglesa, as experiências locais, sociais e culturais dos alunos e o uso de mídias sociais para fins pedagógicos, permitindo os alunos compartilharem o conhecimento local num espaço global. Obtivemos resultados satisfatórios, uma vez que projeto proporcionou o desenvolvimento das competências orais e escritas dos referidos alunos, que fizeram uso pedagógico da LE, por meio das redes sociais.
Downloads
Referências
DIAS, R. WebQuests: tecnologias, multietramentos e a formação do professor de inglês para a era do ciberespaço. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 12, p. 861”“81, 2012a. Disponível em . Acesso em: 15 abr. 2013.
KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. Austrália: Cambridge University Press, 2012.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica)
KLEIMAN, A. Ação e mudança na sala de aula: uma pesquisa sobre letramento e interação. In: ROJO, R. (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas lingüísticas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEINAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
LIMA, D.C.D. Inglês em escolas públicas não funciona uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011.
MARCUSCHI, L. A. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2005.
MORAN, J. Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. Disponível em: Acesso em: 10 mar. 2013.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed., 10.reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n.81, 2002. Disponível em . Acesso em: 10 mar. 2013.
TAPSCOTT, Don. Geração Digital. São Paulo: Macron Books, 1999.
TFOUNI, L.V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).