Recursos mistagógicos comunes en la espiritualidad islámica y cristiana medieval

Autores

  • Nicolás Moreira Alaniz FHUCE/UdelaR - IPA/CFE

DOI:

https://doi.org/10.26512/2358-82842023e55642

Palavras-chave:

alma humana, Deus, elementos simbolicos, experiência espiritual, ensinar

Resumo

O problema de comunicar e transmitir experiências espirituais, particularmente aquelas relacionadas à ascensão da alma em busca da união plena e absoluta com Deus, é um tema comum tanto na literatura mística muçulmana quanto na cristã durante a Idade Média. As formas de representação de experiências, de estados anagógicos e de especulação sobre o que se espera são multiplicadas em imagens, metáforas e analogias, que buscam dar sentido ao discurso místico, seja para fins particulares ou para ensinar a outras almas a relevância de iniciar a jornada de ascensão interior em direção ao Um e as vicissitudes que isso acarreta. O valor da história simbólica com um sentido mistagógico foi o que motivou muitos homens e mulheres espirituais a escrever ou relatar a um copista suas experiências em prosa, diálogo ou poesia. Na tentativa de explicitar características comuns no simbolismo islâmico e cristão medieval, abordarei algumas das representações espaciais, como moradia, castelo, jardim e palácio, usadas para explicar a aproximação da alma com Deus. Essa análise tenta mostrar a comunhão de elementos simbólicos que sugerem uma possível tradução de recursos mistagógicos entre o Islã espiritual e o misticismo europeu.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERENCIAS:

Fuentes primarias

Abentofail (2009). El Filósofo Autodidacto, en Antología. Filosofía Musulmana. La Habana: ECS.

Al-Nûrî de Bagdad (1999). Moradas de los Corazones. Madrid: Trotta.

Angela de Foligno (2014). Libro de la Experiencia. Madrid: Siruela.

Avicena (2009). Risala del Pájaro, en Antología. Filosofía Musulmana. La Habana: ECS.

Escoto Eríugena (2007). Periphyseon. Pamplona: EUNSA.

Hadewijch de Amberes (1999). El Lenguaje del Deseo. Poemas. Madrid: Trotta.

Ibn ‘Arabî (2008). El Esplendor de los Frutos del Viaje. Madrid: Siruela.

Matilde de Magdeburgo (2016). La Luz Resplandeciente de la Divinidad. Barcelona: Herder.

Porete, Margarita (1995). El Espejo de las Almas Simples. Barcelona: Icaria-Antrazyt.

Sohravardî (2002). El Encuentro con el Ángel. Relato del Arcángel teñido de púrpura. El rumor de las alas de Gabriel, Relato del Exilio Occidental. Madrid: Trotta.

Teresa de Jesús (2009). Las Moradas del Castillo Interior. Madrid: Edaf.

Fuentes secundarias

Corbin, Henry (2000). Historia de la Filosofía Islámica. Madrid: Trotta.

Corbin, Henry (2005). El Imam Oculto. Madrid: Losada.

García Bazán, Francisco (2013). La Biblioteca de Nag Hammadi y los orígenes cristianos. Buenos Aires: El Hilo de Ariadna.

Lomba, Joaquín (2009). Avicena Esencial. Barcelona: Montesinos.

Ludueña, Ezequiel (2016). Eriúgena. Buenos Aires: Galerna.

Piera, L. y Barcenilla, J.J. (coords.) (2002). Mujeres de Luz. Madrid: Trotta.

Downloads

Publicado

2025-06-18

Como Citar

Moreira Alaniz, N. (2025). Recursos mistagógicos comunes en la espiritualidad islámica y cristiana medieval. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 10(2). https://doi.org/10.26512/2358-82842023e55642