A existência, a fuga e o advento dos deuses nos Beiträge zur Philosophie de Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.26512/2358-82842015e17377Palavras-chave:
Existência. Tempo-espaço. Fuga. Advento dos deuses.Resumo
O artigo apresenta as duas últimas seções dos Beiträge zur Philosophie (die Zu-künftigen ”“ os porvindouros, e Der letzte Gott -o último Deus), porém, na tentativa de discutir o movimento de apropriação e de transformação da existência humana a partir da consonância com a fuga e o advento dos deuses. As anotações a seguir visam este encontro entre os homens e o(s) deus(es), a partir de um lugar bastante definido, a saber, a fundação da existência humana como o sítio de abismamento da verdade do ser. Precisamente, tem-se em vista a estrutura espaço-tempo nas duas últimas seções da obra. Mostra-se, portanto, que a apreensão da reciprocidade entre a passagem do último Deus e a essencialização da estrutura temporal-espacial da existência humana é fundamental para colocar a questão do divino nos Beiträge. Por fim, indicam-se traços da temporalidade e da espacialidade em que a existência humana se torna o sítio em que se dá o acontecimento da passagem do último Deus.
Downloads
Referências
Courtine, Jean-François. Les traces et le passage du Dieu dans les Beiträge zur Philosophie. In
Archivio di Filosofia 62(1994), Pisa ”“ Roma, p. 519-38.
Derrida, Jacques. Dello Spirito. Heidegger e la questione. Milano: SE, 2010.
Esposito, Costantino.L’essere (di) Dio nei «Contributi alla Filosofia». In Heidegger. Storia e
fenomenologia del possibile. Bari: Levante editori, 2003.
Figal, Günter. Gottesvergessenheit. Über das Zentrum von Heideggers „Beiträgen zur Philosophie“.
In Zu Heidegger Antworten und Fragen. Frankfurt an Main: Vittorio Klostermann, 2009.
p. 145-62.
Heidegger, Martin. Hölderlin und das Wesen der Dichtung, In: Erläuterungen zu Hölderlin. GA
Frankfurt a.M.: Vittorio Klostermann, 1996; tr. it., Hölderlinng e l’essenza della poesia. In La
poesia di Hölderlin.Milano: Adelphi, 1981. p. 39-58.
______. Identität und Differenz, in Identität und Differenz, GA 11. Frankfurt a.M.: Vittorio Klostermann,
p. 27-79; tr. por., Identidade e Diferença. In Martin Heidegger. Conferências e
escritos filosóficos. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 171-218. (Coleção Os pensadores)
______. Hölderlins Hymmen. »Germanien« und »Der Rhein«.GA 39. Frankfurt a.M.: Vittorio
Klostermann, 1999; tr. por., Hinos de Hölderlin. Lisboa: Piaget, 2004.
______ Einführung in die Metaphysik, GA 40. Tübingen: Max Niemeyer, 1998b; tr. por., Introdução
à metafísica. 4a edição. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.
______ Grundfragen der Philosophie. Ausgewählte »Probleme« der »Logik«, GA 45. Frankfurt
a.M.: Vittorio Klostermann, 1992; tr. it., Domande Fondamentali della filosofia. Selezione di
«problemi» della «logica». Milano: Mursia, 1990.
______ Beiträge zur Philosophie (Vom Ereignis), GA 65. 3. .ed. Frankfurt a.M.: Vittorio Klostermann,
b; tr. esp., Aportes a la Filosofía. Acerca de evento. 2. ed. Buenos Aires: Editorial
Biblos, 2006.
______ Besinnung, GA 66.Frankfurt a.M.: Vittorio Klostermann, 1997; tr. por., Meditação. Petrópolis:
Vozes, 2010.
Nietzsche, Friedrich. Also Sprach Zarathustra, Ein Buch für Alle und Keinen. KSA 4. München:
de Gruyter, 1999. (Deutscher Taschenbuch); tr. por., Assim falava Zaratustra. Um livro para
todos e para ninguém. Petrópolis: Vozes, 2007.
Regina, Umberto. L‘«ultimo Dio» di Martin Heidegger. In Heidegger e la telogia. Brescia:
Morcelliana, 1995. p. 308-44.
Strummiello, GiuseppinaG. L’altro inizio del pensiero:I «Beiträge zur Philosophie»di Martin
Heidegger. Bari: Levante Editori, 1995.
Zarader, Marlène. A dívida impensada. Heidegger e a herança hebraica. Lisboa: Piaget, 1990.