UMA RELIGIÃO DO AMOR E DA JUSTIÇA? SOBRE A ÉTICA CRISTÃ A PARTIR DE AS OBRAS DO AMOR, DE KIERKEGAARD

Autores

  • Roberto Hofmeister Pich PUCRS

Palavras-chave:

Kierkegaard; amor; ética cristã; amor ao próximo; o especificamente cristão; justiça.

Resumo

Em As obras do amor, Kierkegaard oferece notáveis
sequências de considerações sobre o amor no Cristianismo. Elas são
uma base poderosa para formular o entendimento da ética cristã – a
“segunda ética” de Kierkegaard. Kierkegaard assume que o amor
cristão essencialmente não pode ser definido ou descrito. Ao mesmo
tempo, é manifesto que o amor se apresenta no Cristianismo como um
mandamento ou dever de caráter singular e que a essência do amor
cristão pode ser modestamente vislumbrada a partir das descrições que
podem ser feitas de algumas de suas obras – todas elas determinações
do amor, que Kierkegaard detalha ao seu leitor. Diante da profunda
conexão que a teologia cristã dos séculos 20-21 fez, no tocante à ética,
entre a fé verdadeira (e, lato sensu, o amor verdadeiro) e o
compromisso com ações de justiça ou de luta por justiça (social e
política), pode-se fazer a pergunta sobre como uma análise tão densa
sobre o amor, como a feita por Kierkegaard, se relaciona com a ideia
de justiça. Seja qual for a resposta certa, ela traz consigo dois
benefícios: compreender o cerne da ética do amor e da religião cristã
como religião do amor e oferecer um olhar crítico, base para debate,
sobre a tese de que a ética cristã seria essencialmente compreendida a
partir do conceito de justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. (1962a / 21990a). “Kierkegaard: Konstruktion des Ästhetischen”, in Gesammelte Schriften 2 – Kierkegaard, herausgegeben von Rolf Tiedemann unter Mitwirkung von Gretel Adorno, Susan Buck-Morss und Klaus Schultz. Frankfurt a. M.: Suhrkamp: 7-213.

ADORNO, Theodor W. (1939/1940). “On Kierkegaard’s Doctrine of Love”. Zeitschrift für Sozialforschung. 8:3: 413-429.

ADORNO, Theodor W. (1951). “Kierkegaards Lehre von der Liebe [Agathe Calvelli-Adorno zum Gedächtnis]”. Zeitschrift für Religions- und Geistesgeschichte. 3:1: 23-38.

ADORNO, Theodor W. (1962b / 21990b). “Kierkegaards Lehre von der Liebe [Agathe CalvelliAdorno zum Gedächtnis]”, in Gesammelte Schriften 2 – Kierkegaard, herausgegeben von Rolf Tiedemann unter Mitwirkung von Gretel Adorno, Susan Buck-Morss und Klaus Schultz. Frankfurt a. M.: Suhrkamp: 217-236.

ADORNO, Theodor W. (1962c / 21990c). “Kierkegaard noch einmal [Dem Andenken Paul Tillichs]”, in Gesammelte Schriften 2 – Kierkegaard, herausgegeben von Rolf Tiedemann unter Mitwirkung von Gretel Adorno, Susan Buck-Morss und Klaus Schultz. Frankfurt a. M.: Suhrkamp: 239-259.

ADORNO, Theodor (1963). “Kierkegaard noch einmal. Zum hundertundfünfzigsten

Geburtstag”. Neue Deutsche Hefte. 95: 5-25.

ALMEIDA, Jorge Miranda de; VALLS, Álvaro L. M. (2007). Kierkegaard. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

ARISTOTELES (41985). Nikomachische Ethik. Auf der Grundlage der Übersetzung von Eugen Rolfes, herausgegeben von Günther Bien. Hamburg: Meiner Verlag.

BIEHL, João Guilherme (1987). De igual pra igual. Petrópolis – São Leopoldo: Editora Vozes – Editora Sinodal.

CORCILIUS, Klaus (2011). “11. Freundschaft” in Aristoteles – Handbuch. Leben – Werk – Wirkung, herausgegeben von Christof Rapp und Klaus Corcilius. Stuttgart – Weimar: Verlag J.B. Metzler: 224-226.

CROSS, Andrew (1998). “Neither Either nor Or: The Perils of Reflexive Irony” in The

Cambridge Companion to Kierkegaard, edited by Alastair Hannay and Gordon D. Marino. Cambridge: Cambridge University Press: 125-153.

DIEM, Hermann (1956). “Sokrates in Dänemark” in Kierkegaard, ausgewählt und eingeleitet von Hermann Diem. Frankfurt/M – Hamburg: Fischer Bücherei: 7-24.

EVANS, C. Stephen (1998). “Authority and Transcendence in Work of Love”. Kierkegaard Studies Yearbook. 1998: 23-40.

FARAGO, France (2006). Compreender Kierkegaard. Tradução de Ephraim F. Alves. Petrópolis: Editora Vozes.

FERREIRA, M. Jamie (1998). “Asymmetry and Self-Love: The Challenge to Reciprocity and Equality”. Kierkegaard Studies Yearbook. 1998: 41-59.

FERREIRA, M. Jamie (2001). Love’s Grateful Striving. A Commentary on Kierkegaard’s Works of Love. Oxford: Oxford University Press.

FREUD, Sigmund (1974). “Das Unbehagen in der Kultur (1930 [1929])” in Sigmund Freud – Studienausgabe Band IX: Fragen der Gesellschaft – Ursprünge der Religion, harausgegeben von Alexander Mitscherlich, Angela Richards und James Strachey †. Frankfurt am Main: S. Fischer Verlag: 191-270.

FREUD, Sigmund (1999). “Ein Wort zum Antisemitismus“ (1938) in Sigmund Freud –

Gesammelte Werke. Nachtragsband: Texte aus den Jahren 1885–1938, herausgegeben von Angela Richards †, unter Mitwirkung von Ilse Grubich-Simitis. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag: 777-781.

GARDINER, Patrick (2001). Kierkegaard. Tradução de Antonio Carlos Vilela. São Paulo: Edições Loyola.

GUTIÉRREZ, Gustavo. Teologia da libertação. Tradução de Jorge Soares. Petrópolis: Editora Vozes, 1986.

HANNAY, Alastair; MARINO, Gordon D. (1998). “Introduction” in The Cambridge Companion to Kierkegaard, edited by Alastair Hannay and Gordon D. Marino. Cambridge: Cambridge University Press: 1-14.

HÖFFE, Otfried (52015). Gerechtigkeit. München: Verlag C. H. Beck.

HÖFFE, Otfried (2012). Kants Kritik der praktischen Vernunft. Eine Philosophie der Freiheit. München: Verlag C. H. Beck.

HORN, Christoph (32012). Einführung in die politische Philosophie. Darmstadt:

Wissenschaftliche Buchgesellschaft.

KANT, Immanuel (131991). Kritik der praktischen Vernunft in Immanuel Kant – Werkausgabe VII, herausgegeben von Wilhelm Weischedel. Frankfurt am Main: Suhrkamp: 103-302.

KANT, Immanuel (1995). Die Religion innerhalb der Grenzen der blossen Vernunft in Immanuel Kant – Werke: Band 5. Köln: Könemann.

KIERKEGAARD, Sören Aabye (42013). As obras do amor. Algumas considerações cristãs em forma de discursos. Tradução de Álvaro L. M. Valls. Revisão de Else Hagelund. Petrópolis – Bragança Paulista: Editora Vozes – Editora Universitária São Francisco.

KIERKEGAARD, Sören (1923). Der Begriff der Angst. Übersetzt von Christoph Schrempf. Jena: Eugen Diederichs.

KIERKEGAARD, Sören (1991). Practice in Christianity. Edited and Translated by Howard V. Hong and Edna H. Hong, with Introduction and Notes. Princeton, N.J.: Princeton University Press.

KIRMMSE, Bruce H. (1998). ““Out with It!”: The Modern Breakthrough, Kierkegaard and Denmark”, in The Cambridge Companion to Kierkegaard, edited by Alastair Hannay and Gordon D. Marino. Cambridge: Cambridge University Press: 15-47.

LE BLANC, Charles (2003). Kierkegaard. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade.

LIBANIO, João Batista (1987). Teologia da libertação. Roteiro didático para um estudo. São Paulo: Edições Loyola.

LUNDSGAARD-LETH, Kersten (2021). ““Your Existence is a Delight to Us”. An Investigation into the Identity of the Neighbour in Kierkegaard’s Works of Love”. Kierkegaard Studies Yearbook. 26:1: 73-103.

MO SUNG, Jung (2008). “Cristianismo de libertação: fracasso de uma utopia?”. Estudos teológicos. 48:1: 39-63.

PATTISON, George (1998). “Art in an Age of Reflection”, in The Cambridge Companion to Kierkegaard, edited by Alastair Hannay and Gordon D. Marino. Cambridge: Cambridge University Press: 76-100.

PAULA, Marcio Gimenes de (2009). Subjetividade e objetividade em Kierkegaard. São Paulo – Aracaju: Annablume – Fapitec – SE.

PICH, Roberto Hofmeister (2019). “Agostinho e a “descoberta” da vontade: estudo complementar”. Dissertatio. 50: 27-60.

PICH, Roberto Hofmeister (2005a). “Agostinho e a descoberta da vontade: primeiro estudo”. Veritas. 50:2: 175-206.

PICH, Roberto Hofmeister (2005b). “Agostinho e a descoberta da vontade: primeiro estudo (continuação e fim)”. Veritas. 50:3: 139-157. POOLE, Roger (1998). “The Unknown Kierkegaard: Twentieth-Century Receptions”, in The Cambridge Companion to Kierkegaard, edited by Alastair Hannay and Gordon D. Marino. Cambridge: Cambridge University Press: 48-75.

QUINN, Philip. L. (1998). “Kierkegaard’s Christian Ethics”, in The Cambridge Companion to Kierkegaard, edited by Alastair Hannay and Gordon D. Marino. Cambridge: Cambridge University Press: 349-375.

ROBERTS, Robert C. (1998). “Existence, Emotion, and Virtue: Classical Themes in Kierkegaard”, in The Cambridge Companion to Kierkegaard, edited by Alastair Hannay and Gordon D. Marino. Cambridge: Cambridge University Press: 177-206.

ROCHA, Alessandro Rodrigues (2008). “Teologia da libertação” in Dicionário brasileiro de teologia, editado por F. B Filho, J. C. de Souza e N. Kilpp. São Paulo: ASTE: 962-965.

ROHDE, Peter P. (1959). Sören Kierkegaard – In Selbstzeugnissen und Bilddokumenten. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt.

ROOS, Jonas (2019). “Finitude, infinitude e sentido: um estudo sobre o conceito de religião a partir de Kierkegaard”. Revista Brasileira de Filosofia da Religião. 6:1: 10-29.

SÀEZ TAJAFUERCE, Begonya (1998). “Works of Love: Modernity or Antiquity?”. Kierkegaard Studies Yearbook. 1998: 60-76.

SLOWIKOWSKI, Andrzej (2018). “The Reality of Love: An Affirmative Vision of Christianity Based on Kierkegaard’s Interpretation of the Maxim: Love is the Fulfilling of the Law”. Kierkegaard Studies Yearbook 23:1: 179-203.

TILLICH, Paul (1986). Perspectivas da teologia protestante nos séculos dezenove e vinte. Com uma introdução de Carl E. Braaten, editor desta obra. Tradução de Jaci C. Maraschin. São Paulo: Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE).

TOMÁS DE AQUINO (22012). Suma teológica. São Paulo: Edições Loyola, Vol. 6.

VALLS, Álvaro L. M. (2020). “Na polêmica de “O Instante” a Igreja (ainda) tem salvação? Søren Kierkegaard e Hans Küng”. Revista Brasileira de Filosofia da Religião. 7:1: 8-25.

VALLS, Álvaro L. M. (42013). “Apresentação”, in KIERKEGAARD, Sören Aabye. As obras do amor. Algumas considerações cristãs em forma de discursos. Tradução de Álvaro L. M. Valls, revisão de Else Hagelund. Petrópolis – Bragança Paulista: Editora Vozes – Editora Universitária São Francisco: 6-14.

VALLS, Álvaro L. M. (2000a). “Entre Sócrates e Cristo” in Entre Sócrates e Cristo. Ensaios sobre a ironia e o amor em Kierkegaard. Porto Alegre: Edipucrs: 11-18.

VALLS, Álvaro L. M. (2000b). “O amor socrático. A análise kierkegaardiana de sua teoria e de sua prática” in Entre Sócrates e Cristo. Ensaios sobre a ironia e o amor em Kierkegaard. Porto Alegre: Edipucrs: 67-85.

VALLS, Álvaro L. M. (2000c). “O amor ao próximo, especificamente cristão. Sua exposição nas “Obras do amor” e sua crítica por Adorno” in Entre Sócrates e Cristo. Ensaios sobre a ironia e o amor em Kierkegaard. Porto Alegre: Edipucrs: p. 87-103.

VALLS, Álvaro L. M. (2000d). “Seguir a moda ou seguir o modelo? Sobre uma nova

religiosidade” in Entre Sócrates e Cristo. Ensaios sobre a ironia e o amor em Kierkegaard. Porto Alegre: Edipucrs: 105-124.

VALLS, Álvaro L. M. (2000e). “Amar ou gostar?” in Entre Sócrates e Cristo. Ensaios sobre a ironia e o amor em Kierkegaard. Porto Alegre: Edipucrs: 125-153.

VALLS, Álvaro L. M. (2000f). “Algumas reflexões sobre razão e religião em Kierkegaard” in Entre Sócrates e Cristo. Ensaios sobre a ironia e o amor em Kierkegaard. Porto Alegre: Edipucrs: 177-195.

VALLS, Álvaro L. M. (2005). “O elogio do amor desinteressado em As obras do amor”. Filosofia Unisinos. 6(3): 269-277.

VIALLANEIX, Nelly (1977). Kierkegaard. El único ante Dios. Versión castellana de Juan Llopis. Barcelona: Editorial Herder.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Como Citar

Pich, R. H. (2022). UMA RELIGIÃO DO AMOR E DA JUSTIÇA? SOBRE A ÉTICA CRISTÃ A PARTIR DE AS OBRAS DO AMOR, DE KIERKEGAARD. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 8(1), 278–329. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbfr/article/view/43477

Edição

Seção

Dossiê Kierkegaard e a Filosofia da Religião