RELIGIÃO COMO COMMODITY: CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE E CASES DE SUCESSO

Autores/as

  • LUIZ FELIPE PONDÉ PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.26512/2358-82842016e13388

Palabras clave:

Religião. Commoditização. Espiritua-lidade. Mídia de massa.

Resumen

O artigo discute as condições de possibilidade do atual processo de commoditização da religião e da espiritualidade a partir do Iluminismo e da ciência moderna como estruturas de pensamento, da emergência da moderna sociedade de mercado baseada na lógica instrumental e do surgimento da mídia de massa. Para isso analisam-se conceitos como quebra das normas religiosas, crescimento da escolha individual, mudança de valores, aumento da renda disponível para as pessoas, crescimento do sentimento de segurança, crescimento da exposição ao conteúdo da mídia e mídias sociais, ampliação da mobilidade individual e saturação da oferta de informação.

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Citas

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Publicado

2018-09-19

Cómo citar

PONDÉ, L. F. (2018). RELIGIÃO COMO COMMODITY: CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE E CASES DE SUCESSO. Revista Brasileña De Filosofía De La Religión, 3(1), 56–65. https://doi.org/10.26512/2358-82842016e13388

Número

Sección

Artigos (temática geral)