Como ser un naturalista filosófico responsable
DOI:
https://doi.org/10.26512/2358-82842017e10670Palabras clave:
Naturalismo Filosófico, Realismo Científico, David Hume, Ciência, e Filosofía..Resumen
Um alinhamento responsável à alguma versão do naturalismo filosófico requer a articulação explícita e cuidadosa de um argumento em sua defesa. Em quatro passos, esse texto expande e examina a validade de um argumento que é frequentemente rascunhado em favor de versões populares do naturalismo: o Naturalismo Redutivo e o Naturalismo Secular. Primeiro, eu explico o chamado Realismo Cientifico, uma posição sobre a objetividade de certas teorias científicas. Segundo, eu justifico essa posição com referência ao famoso argumento do milagre. Terceiro, eu extraio dois princípios epistemológicos da discussão de testemunhos sobre milagres de David Hume. Por último, levando em conta o Realismo Cientifico e os princípios epistemológicas de Hume, eu articulo o que eu chamo de Naturalismo Filosófico Deferencialista. Como veremos, o naturalismo deferencialista é menos triunfante do que as versões mais populares do naturalismo. O que a minha discussão nessetexto evidencia, porém, é que um naturalista responsável interessado em algo mais ambicioso - como o Naturalismo Redutivo ou o Naturalismo Secular - nos deve um argumento suplementar ao que é frequentemente sugerido como suficiente.
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Em particular, o meu argumento parece depender de uma demarcação entre o que é filosofia e o que é
ciência. Mas isso é uma sugestão controversa. Teses mais específicas sobre esse tipo de demarcação já
foram muito criticadas - uma tentativa famosa e sem sucesso foi proposta por Popper (1959) - e a busca
por uma tal demarcação em geral já foi também criticada em princípio - uma crítica famosa nessa linha
vem de Quine (1953). Essa é uma dificuldade séria que deixo para uma discussão futura.
LUIS R. G. OLIVEIRA
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COMO SER UM NATURALISTA FILOSÓFICO RESPONSÁVEL
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