O CARMA E O PROBLEMA DO MAL: UMA RESPOSTA A KAUFMAN

Autores

  • Gabriel R. de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Monima Chadha
  • Nick Trakakis

DOI:

https://doi.org/10.26512/2358-82842021e40134

Resumo

A doutrina do carma, conforme elaborada nas tradições religiosas hindu, budista e jainista, oferece um poderoso relato explicativo das grandes questões humanas e, em particular, do sofrimento humano aparentemente imerecido. Whitley R. P. Kaufman (2005) tem razão em apontar que em alguns pontos, como o sofrimento de crianças, a ocorrência de desastres naturais e a possibilidade de salvação universal, a teoria do carma parece, pelo menos inicialmente, muito mais satisfatória do que a tentativas feitas para resolver o problema perene do mal por escritores que trabalham dentro das tradições teístas principais do judaísmo, cristianismo e islamismo. Kaufman, pensamos, também está correto ao destacar a falta de análise crítica dada pelos filósofos da religião contemporâneos (analíticos ou anglo-americanos) à teoria do carma, pelo menos em comparação com o volumoso corpo de trabalhos produzidos nos últimos anos sobre o problema teísta do mal. O recente artigo de Kaufman nesta revista, portanto, é bem-vindo como um passo para corrigir esse desequilíbrio na literatura, e no processo que contribui para remover o viés teísta ocidental de grande parte da filosofia da religião contemporânea. Por outro lado, pensamos que Kaufman infelizmente fez pouco para promover o entendimento geral da doutrina do carma e a maneira como essa doutrina é apresentada como uma resposta ao problema do mal. Kaufman oferece seis objeções à teoria do carma. Acreditamos não apenas que todas essas objeções falham em seu objetivo declarado, mas que a forma de proceder de Kaufman, sua metodologia, ajuda a explicar por que suas críticas à teoria do carma não são bem-sucedidas. 

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Publicado

2022-10-10

Como Citar

de Oliveira, G. R., Chadha, M., & Trakakis, N. (2022). O CARMA E O PROBLEMA DO MAL: UMA RESPOSTA A KAUFMAN. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 8(2), 207–237. https://doi.org/10.26512/2358-82842021e40134