O currículo de Ciência da Informação

Autores

  • F.W. Lancaster

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Ensino de Ciência da Informação. Programas de curso.

Resumo

Informação significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Ciência da Informação também já foi definida de várias formas. Ela é in­terdisciplinar, abrangendo todos os fenômenos envolvidos na transferência da informação, do produtor ao consumidor. O ciclo de transferência da informação tem três componentes principais: usuários, distribuidores primários e distribuidores secundários. O currículo de Ciência da Informação precisa lidar com todos esses componentes, porque eles interagem e o conhecimento dessa interação é importante para a concepção e administração de sistemas eficientes de informação. Em outra concepção do ciclo da informação, duas áreas - administração e métodos de pesquisa - se sobrepõem ao currículo, influenciando todos os seus componentes. Nove áreas de estudo compõem a essência do currículo, enquanto tópicos como automação, recuperação da informação, análise de sistemas, avaliação, bibliometria e aspectos históricos permeiam todos os assuntos sem, no entanto, constituírem disciplinas isoladas.

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Publicado

1989-01-01

Como Citar

Lancaster, F. (1989). O currículo de Ciência da Informação. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 17(1), 1–20. Obtido de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/44756

Edição

Secção

Artigos