O currículo de Ciência da Informação
Mots-clés :
Ciência da Informação. Ensino de Ciência da Informação. Programas de curso.Résumé
Informação significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Ciência da Informação também já foi definida de várias formas. Ela é interdisciplinar, abrangendo todos os fenômenos envolvidos na transferência da informação, do produtor ao consumidor. O ciclo de transferência da informação tem três componentes principais: usuários, distribuidores primários e distribuidores secundários. O currículo de Ciência da Informação precisa lidar com todos esses componentes, porque eles interagem e o conhecimento dessa interação é importante para a concepção e administração de sistemas eficientes de informação. Em outra concepção do ciclo da informação, duas áreas - administração e métodos de pesquisa - se sobrepõem ao currículo, influenciando todos os seus componentes. Nove áreas de estudo compõem a essência do currículo, enquanto tópicos como automação, recuperação da informação, análise de sistemas, avaliação, bibliometria e aspectos históricos permeiam todos os assuntos sem, no entanto, constituírem disciplinas isoladas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Biblioteconomia de Brasília 1989
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.